Aos 36 anos, Aline Gabriel é proprietária de uma loja de aviamentos em Itapeva (SP), sonho que conquistou há dois anos e meio. Tudo começou quando a empreendedora decidiu fazer artesanato para vender, depois de ter ficado desempregada.
Apesar de gostar desde criança e da arte fazer parte do seu convívio, já que sua mãe e tia atuam neste ramo, viver do artesanato nunca havia passado pela cabeça de Aline. Antes de aprender o ofício para ajudar em casa, trabalhou em imobiliária e posto de combustíveis.
Mãe de uma menina, Aline conta que no início não foi fácil, mas com determinação e criatividade conseguiu conquistar o seu espaço.
“Quando eu fiquei desempregada tive que escolher uma segunda opção, que me trouxesse renda e ao mesmo tempo que eu ficasse ao lado da minha filha. Comecei então a confeccionar forminhas de doces artesanais. Depois veio a oportunidade de fazer laços para vender, até que consegui abrir a minha loja. Hoje, conto com uma cartela grande de clientes, que eu chamo de parceiras, as quais compram a minha ideia e abraçam os meus projetos”, confessou.
Parceria, inclusive, que a empresária fez também com o Sebrae-SP, o qual ela faz questão de enaltecer. “O Sebrae-SP me ajuda bastante. Temos uma parceria por meio das dicas e dos cursos que participo, os quais já somam oito. Aprendi estratégias de venda, marketing e educação financeira. Aos poucos fui conseguindo colocar em prática em meu negócio todo o conhecimento adquirido. O resultado tem sido bastante positivo”, contou Aline.
Procurando sempre se reciclar e trazer novidades para o seu negócio, a empreendedora busca participar de eventos, palestras e manter-se informada sobre tudo o que acontece no mundo empreendedor. Sendo assim, não pensou duas vezes em se inscrever quando leu o anúncio das missões para a Feira do Empreendedor 2024.
“Já é a segunda vez que participo da feira. É uma grande oportunidade de fazer networking e encontrar parceiros. No ano passado, por exemplo, fechei uma parceria durante o evento e estou em busca de mais. Quanto mais conhecimento, melhor! A feira nos proporciona muitas experiências únicas e nos ajuda a estar por dentro de tudo o que acontece no setor do empreendedorismo. As palestras são sempre proveitosas, nos abrem a mente e faz com que voltemos para a casa com mais vontade de crescer e fazer sucesso com os nossos negócios. Vale a pena cada quilômetro viajado”, explicou Aline.
A FE2024 foi realizada no Expo São Paulo de 11 a 14 de outubro e contou com a visita de mais de 102 mil pessoas durante os quatro dias. Montada em um espaço de 52 mil metros quadrados, o evento contou com 28 atrações distribuídas em seis eixos temáticos e mais de mil espaços de exposição.