O Sebrae-SP promoveu, na quinta-feira (27), o evento “Todas por Elas”, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino em Rio Claro e região. Com o apoio da vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, o encontro contou com uma programação diversificada, oferecendo aprendizado, inspiração e networking.
“Eu quis trazer esse evento para Rio Claro para mostrar a importância do que temos na nossa cidade. Essas empreendedoras estavam em casa, e precisávamos dar visibilidade a elas, além de trazer todo o conhecimento que o Sebrae proporciona. E o evento também forneceu um espaço para que as mulheres mostrassem seu trabalho, foi muito interessante”, destacou a vice-prefeita.
Para Maria do Carmo, o “Todas por Elas” foi um impulsionador do empreendedorismo feminino. “Essas mulheres precisam voltar a ter esperança e saber que não estão sozinhas, nós estamos com elas nesse processo. Já somos mais de 350 mulheres envolvidas, e o feedback é muito positivo. Uma delas veio me contar, toda feliz, que conseguiu pagar o aluguel empreendendo, graças ao que aprendeu e colocou em prática. Precisamos ensinar a pescar, porque todas têm capacidade para isso”, ressaltou.
A vice-prefeita reforçou a importância da parceria com o Sebrae-SP e o impacto social da iniciativa. “Muitas mulheres achavam que o Sebrae era só para ricos, mas agora entendem que ele é para todos. Isso traz autonomia, inclusive trazendo a possibilidade para muitas delas de se libertarem de processos de violência doméstica. O impacto dessas iniciativas vai além dos cursos, elas têm reflexos profundos. Inclusive, estamos levando esse tema do empreendedorismo até para as escolas, para incentivar esse comportamento desde cedo. Estou muito feliz”, afirmou Maria do Carmo Guilherme.
O evento reuniu cerca de 50 mulheres empreendedoras ou que têm a intenção de formalizar seus negócios, além de autoridades locais. A programação incluiu um talk show conduzido por Maria Angela Tavares de Lima e com as empreendedoras Renata de Oliveira, Denise Felício de Souza Santos e Silvania Carrilho Vaz, que compartilharam desafios e aprendizados, além de uma palestra com o tema “Inteligência Emocional e a Força Feminina nos Negócios”, ministrada pela consultora de negócios do Sebrae-SP Paola Goulart Rosa, que apresentou ferramentas para fortalecer a resiliência, a autoconfiança e a liderança.
A terapeuta Cristina Patarelo, uma das participantes, definiu a experiência como transformadora. “Sou empreendedora, mas a vida sempre traz novos desafios. Às vezes, precisamos ouvir exatamente o que foi dito aqui hoje, para nos motivar novamente. Foi maravilhoso. Quando estamos juntas, conseguimos levantar o mundo.”
Para a analista de negócios do Sebrae-SP Alcinéa Moraes, o evento foi um sucesso. “Levamos conteúdo sobre empreendedorismo, apresentamos diversas oportunidades que o Sebrae oferece e mostramos caminhos para o autoconhecimento, foi enriquecedor. E o mais gratificante foi ver todas as participantes ficarem até o fim, o que só confirmou o interesse delas no assunto”, avaliou.
O “Todas por Elas” contou com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Cultura, Economia Solidária, do Fundo Social de Solidariedade, do Garden Cerri, Senai, Natura, da empresária Maria Angela Tavares de Lima, da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) e do Gabinete da vice-prefeita, responsável por trazer o evento à cidade.
Nilson Nicoletti, presidente da Acirc, celebrou a iniciativa. “Para nós, esse movimento é muito relevante. Estamos desenvolvendo a economia local e, ao mesmo tempo, incentivando futuras associadas. Hoje, 50% do nosso quadro é composto por mulheres, que estão cada vez mais presentes e ativas.”
Consolidação do empreendedorismo feminino em Rio Claro
O incentivo ao empreendedorismo feminino tem sido uma das bandeiras da atual administração municipal. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Fernandes Perissinotto, destacou o papel das feiras organizadas pela Prefeitura. “Elas têm feito a diferença, especialmente pela frequência que ocorrem atualmente. Mulheres que são arrimo de família estão sendo capacitadas com o apoio do Sebrae, aprendendo a precificar, a fazer sua arte, a vender mais. Isso movimenta a economia e fortalece a autoestima delas. Queremos deixar um legado de apoio”, comentou.
A chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Zenilda Silvério da Silva, também reforçou a importância da autonomia proporcionada pelo empreendedorismo. “A maioria dessas mulheres sustenta suas famílias. Produzindo e vendendo na cidade, elas movimentam a economia local e, tão importante quanto, se sentem valorizadas”, observou.
Atualmente, Rio Claro conta com 8.072 Microempreendedoras Individuais (MEIs) ativas, representando 47,5% do total de MEIs registrados no município, um dado que evidencia o impacto feminino no cenário empreendedor da cidade.
“É por saber da força das mulheres nos negócios que o Sebrae atua para impulsionar o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes, fechar contratos e ter muito sucesso”, concluiu Alcinéa.