Informações sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), programas de capacitação e troca de experiências fizeram parte da programação do evento realizado pelo Sebrae-SP para os produtores rurais de Óleo. A ação ocorreu no dia 14 de setembro, no Barracão do Centro Comunitário no Bairro Lageado, e contou com a parceria da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Ourinhos e da Casa da Agricultura de Óleo.
O encontro contou com a participação de 16 produtores, representantes da Cati, Prefeitura e Sebrae-SP. Durante a ação, foi destacada a importância da emissão do CAF, que deverá substituir a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. A palestra foi realizada pelos técnicos da Cati, Alfredo Ferrari Souza e Mauricio da Conceição Barbosa, que reforçaram as vantagens, documentações necessárias e deram exemplos de compras públicas em municípios da região.
Inovação
A consultora de negócios do Sebrae-SP Natalia Mitiko Aono apresentou o ALI Rural, programa de inovação destinado para empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. “O evento marcou a primeira ação de um projeto estruturado a se desenvolver no munícipio de acesso a mercado aos agricultores familiares”, destaca
O próximo ciclo do ALI Rural começa em dezembro e está com inscrições abertas para 105 vagas para a região de Ourinhos. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (14) 3302-1382 (falar com Natalia). Outras informações sobre o programa no link https://contato.sebraesp.com.br/alirural.
-