Nachos assados que podem ser consumidos pelo pet e o tutor e o ‘morango do aumor’ fazem parte da lista de produtos apresentados pelos micro e pequenos expositores do estande do Sebrae-SP na feira Pet South America, que começou nesta quarta-feira, 13, e segue até sexta, 15, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A instituição conta com um espaço com 20 expositoras e oferece atendimento ao público em temas relacionados à gestão.

Um dos expositores é a empresa Totopitos com seus nachos assados que podem ser consumidos pelo pet e pelo tutor. O proprietário Gino Garcia é dono de um restaurante mexicano em São Paulo há 20 anos. “Um dia o totopo, que são os chips de tortilla de milho que deu origem ao Doritos, caiu no chão e o cachorro comeu. Isso nos deu a ideia de desenvolver um produto que podia ser consumido pelo pet”, contou.
No ano passado, com o produto em desenvolvimento, o empresário marcou presença na feira e fez planos de voltar como expositor. “É o nosso primeiro grande evento. Queremos divulgar e fazer uma lista de contatos”, completou Gino, que tem cerca de 20 pontos de venda atualmente.

Outro produto que fez sucesso foi o ‘morango do aumor’ da Laika Snacks, de Ribeirão Preto. A proprietária Catia Stegle tem uma confeitaria e produz alimentos naturais para pets. O doce do momento foi adaptado para consumo animal. O morango segue no recheio, mas no lugar de brigadeiro, entra a batata doce. E a cobertura de açúcar é substituída pela gelatina com beterraba.
“Eu preciso estar muito de olho das tendências e consigo remontar os produtos para o consumo pet. Fazemos bolos decorados, pizza, ovos de Páscoa e panetone”, conta Catia. Para o evento, a Laika apresentou produtos como biscoitos e carnes desidratadas que podem ser enviados para todo Brasil. “Há dois anos participei da feira como visitante e hoje é a realização de um sonho estar como expositora”, relatou.
O estande ainda contou com empresas como a Tshirtpet, que oferece roupas com a mesma estampa para pet e o tutor. A Blessy Petiscos apresentou o Zen Dog, um petisco para cachorros ansiosos e agitados, e hidrante para patinhas. A empresa Fuzzie levou para o estande brinquedos que estimulam os instintos naturais dos pets.
De acordo com Vanessa Lima, gestora estadual do setor pet do Sebrae-SP, a Pet South America é uma grande oportunidade para a pequena empresa. “A edição do ano passado registrou mais de 30 mil visitantes. Os empreendedores conseguem expor seus produtos e serviços para um público qualificado, que vem para fazer negócios”, destacou.
Para quem tem interesse em investir no setor, Vanessa ponderou a importância de buscar nichos específicos, como animais exóticos, cuidados para animais idosos ou mesmo o mercado de gatos, que está em crescimento. A gestora ainda cita a importância do pet shop oferecer o serviço de banho e tosa e alguns até inovam com serviços de spa e cromoterapia, por exemplo.
“O mercado pet movimentou R$ 75 bilhões no ano passado e muitas pessoas enxergam como uma grande oportunidade. Mas é preciso fazer pesquisa, se planejar. O Sebrae oferece auxílio para quem quer abrir um negócio, quem já tem e também para grandes empresas que buscam capacitar as empresas da cadeia, por exemplo”, afirmou Vanessa. Os interessados em capacitações envolvendo o setor pet também podem acessar as soluções EAD no Vitrine Sebrae.
:: Empresas expositoras ::
Amiga Pet (Barueri): assinatura personalizada de produtos naturais para cães e gatos.
AN4Pet (São José dos Campos): plataforma promove integração, comunicação e compartilhamento de dados entre os tutores e os profissionais que cuidam do pet.
Bichus Pet Shop (São Paulo): artigos e alimentos para animais de estimação, centro estético animal, consultório veterinário.
Blessy Petiscos (Mococa): biscoitos para cães e gatos 100% naturais, cosméticos naturais e plaquinhas de identificação.
Classic Pets (Iguape): cria e desenvolve produtos pets como camas, almofadas, colchões, coleiras, brinquedos e bandanas.
Dinâmica Vet (São José do Rio Preto): fabricação de cosméticos e antiparasitários para pets.
Fillomio (Batatais): revenda de produtos para pets, desde xampus, medicamentos, nutracêuticos, roupas e coleiras.
Focin (São Paulo): alimentação natural congelada para cães.
Focinhos Gourmet (São Paulo): fabricação de produtos naturais e artesanais para pets sem conservantes, corantes, aromatizantes, transgênicos e sem glúten.
Fuzzie (São Paulo): uma marca de brinquedos interativos e produtos funcionais para cães e gatos.
Laika Snacks Confeitaria Pet (Ribeirão Preto): confeitaria pet especializada em petiscos naturais, artesanais e livres de conservantes artificiais.
Las Patas (Guarujá): consultoria no ramo pet e mentoria no segmento.
Mabeco (Marília): alimentação natural para pets, sem nenhum tipo de conservante, estabilizante ou palatizante químicos.
Madiba Pet (Taboão da Serra): fábrica de acessórios gerais para cães e gatos – desde coleiras, peitorais, cintos de segurança, capa veicular, até aventais para pet shop.
Moveleiro Pets (São Paulo): móveis pets para pets exóticos e não convencionais. Como viveiros para coelhos, porquinhos da índia, terrários para iguanas, serpentes, jabuti entre outros.
Snoopet Shop (Marília): consultoria e e-book sobre como montar banho e tosa.
Stok Seguros (Mogi Guaçu): especialista no seguro de responsabilidade civil profissional para veterinários e clínicas veterinárias.
Totopitos (São Paulo): produção e comercialização de nachos, um produto inovador pensado e feito para humanos comerem junto com seus pets.
Tshirtpet (São Paulo): é muito mais que uma marca de roupas e acessórios para pets, é uma marca onde seus produtos representam o amor e a conexão entre pets e seus humanos.
Venda Nova Pets (São Paulo): xampu para banho e tosa, perfumes e acessórios.
