A temporada de apresentações dos trabalhos de encerramento do programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), do Sebrae-SP, já começou nos municípios da região de Bauru que implementaram a educação empreendedora na grade do ensino fundamental. No próximo sábado, 9 de novembro, das 8h às 11h30, cerca de 7.200 alunos, com idades entre 6 e 11 anos das cidades de Jaú e Mineiros do Tietê, irão expor e comercializar os itens que desenvolveram ao longo do ano letivo nas aulas do projeto.
Em Jaú, a “3ª Feira de Empreendedorismo dos Estudantes de Jahu – FEEJA” acontecerá, simultaneamente, em vinte escolas de ensino fundamental da rede municipal. Aproximadamente 6.380 alunos participarão com apresentações de dança e exposição, além de comercialização dos produtos desenvolvidos durante as aulas de empreendedorismo. O evento, que será aberto a toda a comunidade, ocorrerá das 8h30 às 11h.
Em Mineiros do Tietê, a segunda edição da “Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos Mineiros do Tietê” contará com a participação de cerca de 832 alunos de três escolas municipais de ensino fundamental. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar e comercializar seus projetos de empreendedorismo desenvolvidos com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo. A feira acontecerá das 8h às 11h30.
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos é realizado em vinte municípios que assinaram o termo de adesão para sua implantação na grade curricular do ensino básico, englobando aproximadamente 16.600 alunos na região de Bauru. O Sebrae-SP, por meio do escritório em Bauru, oferece suporte aos professores, capacitando-os para aplicar a metodologia em sala de aula e cede as apostilas que são trabalhadas no decorrer do ano letivo.
Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-SP para o ensino fundamental tem o objetivo de estimular o autoconhecimento, a busca por novas aprendizagens e o espírito de coletividade, alinhando-se aos quatro pilares da educação da Unesco. Além disso, promove a autonomia dos alunos e a gestão de suas próprias vidas.
A proposta pedagógica do JEPP, destinada a cada ano do ensino fundamental, utiliza atividades lúdicas para criar um ambiente de aprendizado que encoraja os estudantes a assumir riscos calculados, tomar decisões e observar seu entorno em busca de oportunidades de inovação, mesmo em contextos desafiadores. Durante o projeto, os alunos desenvolvem habilidades essenciais como criatividade, cooperação e inovação, aprendendo a empreender e tornando-se protagonistas de suas próprias histórias.
A estrutura pedagógica é composta por nove cursos, envolvendo alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, com cargas horárias que variam de 22 a 30 horas de aplicação de metodologia e atividades. Ao final do ano, os projetos empreendedores são apresentados à comunidade em uma feira com entrada franca, onde os alunos podem expor e vender seus produtos, além de realizar apresentações culturais, oportunidade para envolver a população e divulgar a ideia do projeto.
Municípios e instituições de ensino interessados em implementar a pedagogia do JEPP devem procurar o Sebrae-SP mais próximo para discutir a parceria e assinar o termo de adesão. A capacitação dos professores, com duração de 45 horas, pode ser dividida entre o primeiro e o segundo ciclo do ensino fundamental, garantindo a formação adequada para a condução do programa.