ASN SP
Compartilhe

Escolas da região de Bauru realizam feiras de encerramento do Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae-SP

Fim do curso conta com apresentação dos projetos dos alunos para expor e vender produtos
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Todo final do ano é marcado por confraternizações, festas e formaturas. Na região de Bauru, também é o período das feiras de encerramento do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que acontecem nos municípios que assinaram o termo de adesão com o Sebrae-SP para implantação da cultura empreendedora no ensino fundamental, por meio do JEPP. O programa promove a educação empreendedora de maneira lúdica e interativa.

No município de Boraceia, cerca de 311 alunos, com idades entre 6 e 11 anos, participaram na noite de segunda-feira, dia 21, da “Feira Cultural Eu no Mundo do Empreendedorismo”. Este evento marcou o encerramento do curso JEPP na EMEF Prof. Salete Maróstiga e contou com apresentações de dança e uma feira, onde os alunos puderam expor e vender seus produtos à comunidade, com base no que aprenderam ao longo do ano letivo.

Os pequenos empreendimentos foram organizados em estandes, incluindo “No Mundo do Jardim Sensorial”, que ofereceu essências, sachês perfumados e chás; “Temperos Naturais”, com a venda de mudas de temperos; “Oficina de Brinquedos Ecológicos”, que apresentou brinquedos educativos; “Produções Culturais Criativas”, um espaço para apresentações de dança; e “Sabores e Cores”, espaço em que foram comercializadas geleias feitas pelos alunos.

No município de Guarantã, a 3ª Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae-SP ocorreu em agosto e apresentou os projetos de 376 alunos do ensino fundamental da EMEF Prof. Júlia Ferreira Leite.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos acontece em vinte municípios que assinaram o termo de adesão para sua implantação na grade curricular do ensino básico, englobando aproximadamente 16.600 alunos na região de Bauru. O Sebrae-SP, por meio do escritório em Bauru, oferece suporte aos professores, capacitando-os para aplicar a metodologia em sala de aula e cede as apostilas que são trabalhadas no decorrer do ano letivo.

Educação Empreendedora

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-SP para o ensino fundamental busca estimular o autoconhecimento, a busca por novas aprendizagens e o espírito de coletividade, alinhando-se aos quatro pilares da educação da Unesco. Além disso, promove a autonomia dos alunos e a gestão de suas próprias vidas.

A proposta pedagógica do JEPP, destinada a cada ano do ensino fundamental, utiliza atividades lúdicas para criar um ambiente de aprendizado que encoraja os estudantes a assumir riscos calculados, tomar decisões e observar seu entorno em busca de oportunidades de inovação, mesmo em contextos desafiadores. Durante o projeto, os alunos desenvolvem habilidades essenciais como criatividade, cooperação e inovação, aprendendo a empreender e tornando-se protagonistas de suas próprias histórias.

A estrutura pedagógica é composta por nove cursos, envolvendo alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, com cargas horárias que variam de 22 a 30 horas de aplicação de metodologia e atividades. Ao final do ano, os projetos empreendedores são apresentados à comunidade em uma feira com entrada franca, onde os alunos podem expor e vender seus produtos, além de realizar apresentações culturais, oportunidade para envolver a população e divulgar a ideia do projeto.

Municípios e instituições de ensino interessados em implementar a pedagogia do JEPP devem procurar o Sebrae mais próximo para discutir a parceria e assinar o termo de adesão. A capacitação dos professores, com duração de 45 horas, pode ser dividida entre o primeiro e o segundo ciclo do ensino fundamental, garantindo a formação adequada para a condução do programa.

  • Bauru
  • Jovens empreendedores
  • sebrae-sp