Produtores rurais da região participaram, na última sexta-feira (10), do 1º Encontro de Produtores Rurais na Aceruva, realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Junqueirópolis, Faesp/Senar, Sindicato Rural de Junqueirópolis e com o apoio do Itesp, Apta e Unoeste.
Ao todo, mais de 120 pessoas marcaram presença no evento, que contou com palestras sobre diversos temas relacionados à agricultura, além de momentos voltados à troca de experiências e networking.
As apresentações começaram com a palestra “Do sítio para a mesa: oportunidades do PPAIS para quem planta e quer vender”, conduzida pelo gestor Clóvis Etto. Em seguida, o engenheiro agrônomo Alexandrius de Moraes Barbosa tratou dos “Desafios climáticos da produção agrícola no Oeste Paulista”, e o também engenheiro agrônomo Fernando Takayuki Nakayama compartilhou sobre as “Conquistas e desafios na produção paulista de Coffea canephora”. O ciclo de palestras foi encerrado por João Alberto Teixeira, que abordou o tema sucessão familiar no agronegócio. O evento terminou com um almoço de confraternização entre os participantes.
O participante Luís Fernando Carbonin, produtor rural na região, afirmou que as expectativas sobre o evento foram alcançadas. “É um lugar que você vê pessoas de ramos diferentes e pegamos conhecimento de todos, agregando na minha profissão. Por exemplo, sou pecuarista, escutei sobre café, mas tem coisas que posso levar para a pecuária também. Pensar mais como lavoura.”
“O encontro integra o Projeto Junqueirópolis Empreendedora e teve como objetivo valorizar os produtores rurais e promover a disseminação de conhecimento por meio de temas atuais e relevantes para o setor. Além disso, esses eventos fortalecem a integração entre os participantes, estimulando a criação de uma rede de apoio e a troca de experiências e boas práticas no campo”, finaliza a consultora de negócios do Sebrae-SP, Selma Luz.
