ASN SP
Compartilhe

Encontro para incentivar mulheres empreendedoras reúne 100 pessoas no Teatro do Engenho em Piracicaba

Evento realizado pelo Sebrae-SP e Prefeitura discutiu estratégias, conexões e desafios do empreendedorismo feminino
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O encontro “Conexões femininas: empreendendo juntas”, realizado nesta quinta-feira (27), no Teatro do Engenho em Piracicaba, reuniu um público de cerca de 100 pessoas. A ação teve objetivo de trazer um diálogo sobre empreendedorismo feminino, reuniu painéis com temas relacionados a autenticidade, estratégias de negócios e bem-estar, e foi promovido pelo Sebrae-SP e Prefeitura de Piracicaba.

A analista de negócios do Sebrae-SP Débora Rodrigues avalia que o encontro foi um sucesso. Ela diz que as palestrantes foram convidadas com objetivo de trazer conteúdos que pudessem inspirar e renovar as energias das participantes. “O intuito é ser um canal para que elas possam fazer novos contatos estratégicos, receber conteúdos mais atuais, ter um momento diferenciado, para que consigam, de fato, retomar o seu dia a dia e continuar trabalhando em prol do empreendedorismo”, explica.

A ação fez parte do movimento “Todas por Elas”, realizado pelo Sebrae-SP em várias cidades do estado nesta quinta – e em Piracicaba foi promovido por meio de uma parceria com a prefeitura. Thaís Fornícola, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, abriu a programação e afirmou que o evento criou um ambiente para que as mulheres se conectem e se ajudem, e as palestras foram pensadas para isso.

“A jornada de equidade é muito longa, a gente ainda tem muito o que percorrer. Quando olhamos as estatísticas, as previsões dão cerca de 150 anos para termos equidade salarial e equidade de gênero em cargos de liderança, então eu acho que cada um tem que fazer seu pedacinho. A secretaria é uma pasta que influencia o desenvolvimento e temos que fazer um evento que essas mulheres possam se conectar”, diz.

O evento também teve a presença de um representante do Desenvolve SP, que apresentou as linhas de crédito exclusivas para mulheres empreendedoras.

Atualização de conhecimentos

A empreendedora Vanise Sant’ Ana fez questão de participar. Ela conta que começou a trabalhar com artesanato na pandemia e depois decidiu empreender, se formalizou e abriu seu ateliê. Hoje, ela sempre busca conhecimentos para se atualizar e por isso foi ao encontro – interessada principalmente na palestra sobre constelação familiar e yoga. “Eu nunca tinha ouvido falar, então fiquei curiosa. E a parte de empreendedorismo é sempre bom a gente fazer um ‘check-up’, se estamos fazendo as coisas certinho, o que podemos melhorar”, afirma.

A busca por se atualizar e ampliar a rede de contatos também foram as motivações das empreendedoras Gislaine Rocha, professora de idiomas, e Márcia Justino, esteticista, para comparecerem ao encontro. As duas já fizeram parte de outras ações do Sebrae Delas na região. “Nos eventos a gente sempre conhece gente nova, acaba fazendo networking e aprendendo muito com cada conteúdo das palestras. É sempre um conhecimento novo, algo novo que a gente aprende”, afirma Márcia.

“Empreender no Brasil não é uma coisa fácil, ainda mais sendo mulher. Então continuar apesar de todos os desafios e ter uma rede que apoia, faz toda a diferença”, completa Gislaine.

Autenticidade

Para Nathália Pacheco, consultora de estilo que participou do painel “O poder de ser você”, o intuito era compartilhar sua história e experiência e trocar conhecimento com as participantes. “Eu falei um pouco sobre autenticidade, como que a gente pode se destacar no mercado, sendo nós mesmas, sem precisar ficar seguindo somente as tendências. Compartilhei também minha jornada, meus desafios e o que me ajudou a crescer na carreira”, contou.

A autenticidade e o autoconhecimento também estiveram presentes na fala de Izabela Tegon, que participou do mesmo painel. “Meu intuito era inspirar as mulheres que estão empreendendo a sair da sua zona de conforto, mas trazendo o viés da prática, do que funcionou para mim e mostrando que é possível, se a gente tem uma base forte, se estrutura, tem uma base espiritual e se acredita nos nossos sonhos”, finaliza.

Além desse, o encontro também teve o painel “Empreenda como uma mulher”, com a Go+ Consultoria e Treinamentos e, por fim, o tema “Como a terapia alternativa pode mudar seu comportamento”, que trouxe técnicas de yoga e constelação familiar.

  • empreendedorismo feminino
  • sebrae-sp