ASN SP Atualização
Compartilhe

Encontro Estadual do Agro reúne mais de 3,3 mil mulheres empreendedoras em Ribeirão Preto

Com palestra, música e programas de protagonismo feminino, evento fortalece a liderança das mulheres no agronegócio e amplia oportunidades de negócios
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP e a Faesp/Senar realizaram na sexta-feira, 29 de agosto, o Encontro Estadual do Agro, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto. O evento reuniu cerca de 3,3 mil mulheres empreendedoras do agronegócio, além de representantes governamentais de diversas regiões do país, consolidando-se como um dos maiores encontros voltados ao fortalecimento do protagonismo feminino no setor.

A abertura do encontro contou com a execução do Hino Nacional na viola caipira, reforçando a identidade cultural do campo. Durante o dia, a programação promoveu networking e palestras sobre comportamento empreendedor e habilidades socioemocionais, além de apresentações inspiradoras.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, e o presidente do Sistema Faesp/Senar e conselheiro do Sebrae-SP, Tirso Meirelles.

A abertura também contou com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva; deputada federal Rosana de Oliveira Valle; a deputada estadual por São Paulo, Edna Macedo; o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; a vereadora Sonaira Fernandes; a presidente da Comissão Semeadoras do Agro e membro da Comissão de Mulheres do Sebrae-SP, Juliana Farah; a presidente da Comissão Nacional das Mulheres da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, Stephanie Ferreira Gobato; a primeira-dama de Ribeirão Preto, Carol Silva; e a primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado.

“Este encontro celebra a participação ativa das mulheres no campo paulista e reforça a missão do Sebrae de apoiar o empreendedorismo feminino. Nosso objetivo é fomentar novas lideranças, inspirar mulheres produtoras e mostrar que empreender é possível para todas”, destacou Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP.

Marco Vinholi, Diretor Técnico do Sebrae-SP, destacou: “O Encontro evidencia a força do empreendedorismo feminino no agro em todo o Estado de São Paulo. Ao longo do ano, realizamos rodadas em diversos municípios que culminam neste grande evento, fortalecendo a conexão entre mulheres empreendedoras, o Sebrae e a Faesp. Iniciativas como esta reforçam o apoio, a capacitação e as oportunidades para que cada vez mais mulheres possam liderar e inovar no setor”.

Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro e membro da Comissão de Mulheres do Sebrae-SP, ressaltou: “A grande importância de eventos como este é mostrar às mulheres que elas podem empreender. Historicamente, estiveram no agro de forma invisível, e nosso objetivo é demonstrar que elas têm capacidade, ferramentas e oportunidades para liderar e inovar”.

-

Programação

O destaque do evento foi a palestra da atriz, apresentadora e empresária Flávia Alessandra, que compartilhou sua trajetória profissional e a conectou ao universo do empreendedorismo feminino.

“Aprendi ao longo da minha carreira que é essencial sair da zona de conforto e assumir novos desafios. É preciso coragem para inovar, se reinventar e explorar novas oportunidades. Essa coragem que me trouxe crescimento também serve de inspiração para todas as mulheres: no agro, nos negócios ou em qualquer área, é possível assumir a liderança, buscar visibilidade e mostrar o nosso valor. Empreender é ter coragem de ir além, acreditar em si mesma e fazer diferente”, afirmou.

A presença do cantor Waldonys também marcou o encontro. Com uma palestra musical que uniu motivação, empreendedorismo e música, o artista encantou o público com seu repertório, tiradas de humor e vivências, além de animar todos com um animado forró.

-

Iniciativas

O evento integrou o Programa Sebrae Delas, que estimula o protagonismo feminino nos negócios, e o Projeto Semeadoras do Agro, que valoriza e fortalece a atuação das mulheres no campo por meio de capacitação e eventos em todo o estado. Além disso, 20 expositores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, realizar vendas e ampliar sua rede de contatos, fortalecendo o networking e criando novas oportunidades de negócio.

Janaína Moreira Costa, coordenadora da Unidade de Atendimento ao Cliente do Sebrae-SP e gestora do Programa Sebrae Delas, destacou: “O Sebrae Delas atua no empreendedorismo feminino, levando capacitação em gestão, comportamento, inovação e acesso a mercados para mulheres de todo o Estado. No campo, essa presença tem se fortalecido a cada ano, e já observamos que a maioria das participantes em nossas capacitações são mulheres, mostrando o quanto estão preparadas e engajadas”.

Clara Aparecida Padovan Pavan, proprietária da Clamar Conservas Naturais de Jundiaí e uma das expositoras, destacou a importância do espaço para os pequenos negócios femininos. “Eventos como este são fundamentais para dar visibilidade às nossas marcas e fortalecer a atuação das mulheres no empreendedorismo. Hoje, a Clamar conta com mais de 75 tipos de conservas naturais, produzidas em pequenos lotes, de forma artesanal e com ingredientes selecionados, entre compotas, picles, geleias, patês, molhos, pimentas, antepastos e alcachofras. Participar desta edição é uma oportunidade única de apresentar nossos produtos e, ao mesmo tempo, inspirar outras mulheres a acreditarem que tudo é possível, basta ter determinação e força de vontade”.

Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar e conselheiro do Sebrae-SP, afirmou: “Este encontro coroou uma grande caminhada. As mulheres são a verdadeira força do campo paulista, e temos orgulho de trabalhar pelo fortalecimento do protagonismo feminino. Apoiar, capacitar e incentivar novas lideranças no agro é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”.

-

Protagonismo feminino

O Encontro Estadual do Agro 2025 evidenciou a importância do apoio à mulher empreendedora, conectando conhecimento, oportunidades de negócio e inspiração, mostrando que o protagonismo feminino é cada vez mais determinante no crescimento do agronegócio paulista e brasileiro.

Carol Silva, primeira-dama de Ribeirão Preto, falou sobre a relevância da cidade como sede do evento: “Este evento enaltece o trabalho feminino no agronegócio, mostrando força, dedicação e protagonismo. É muito relevante que Ribeirão Preto seja a sede, inspirando e fortalecendo a presença das mulheres no setor”.

Ricardo Silva, prefeito de Ribeirão Preto, reforçou: “Ribeirão Preto se orgulha de sediar este encontro, que valoriza o protagonismo feminino. Cada vez mais, as mulheres assumem papéis de liderança no agro, e a cidade se destaca também como pioneira em energia renovável, com iniciativas como o biometano, onde as mulheres têm papel fundamental”.

  • empreendedorismo feminino
  • Encontro Estadual do Agro
  • sebrae-sp