ASN SP
Compartilhe

Empresas de Campinas e Jundiaí podem se preparar para exportar com apoio do Sebrae-SP

Programa Peiex oferece diagnóstico, capacitação e suporte especializado para quem quer iniciar ou ampliar exportações
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com a Faculdade Sebrae e a ApexBrasil, está com vagas abertas para micros e pequenas empresas (MPEs) das regiões de Campinas* e Jundiaí** interessadas em exportar produtos e serviços. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido para preparar negócios locais para acessar o mercado internacional de forma estruturada e estratégica.

Por meio do programa, as empresas selecionadas recebem acompanhamento técnico especializado, apoio nos processos e nas questões burocráticas da exportação, além de orientações práticas para iniciar ou aprimorar sua atuação no comércio exterior. O atendimento é totalmente subsidiado pelo Sebrae-SP e personalizado, com foco na realidade de cada negócio. Os interessados devem preencher o formulário disponível no link: https://bit.ly/Peiex2026.

“Expandir fronteiras é um passo importante para a competitividade das micro e pequenas empresas. Com o Peiex, buscamos preparar os empreendedores para o mercado internacional de forma planejada, reduzindo riscos e ampliando as oportunidades de crescimento, especialmente para os negócios da região de Campinas e Jundiaí”, afirma Renata Quintas, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do programa em Jundiaí.

A especialista ainda destaca o potencial dos pequenos empreendimentos das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ), que despontam como polos industriais importantes no Estado. A localização de ambos os principais municípios se mostra muito estratégica para os micro e pequenos negócios que decidirem começar a exportar, já que a região é conectada pelas principais rodovias do Estado (Anhanguera, Bandeirantes, D. Pedro I). Além disso, contam com a presença do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, um dos principais aeroportos de carga do país.

A líder de operação regional do Sebrae-SP e gestora do programa em Campinas, Williana de Souza Costa, destaca o caráter prático da iniciativa. “O Peiex é 100% subsidiado e oferece atendimento individualizado, com diagnóstico empresarial, acompanhamento técnico especializado e orientação prática para quem quer iniciar ou fortalecer suas exportações, sempre considerando o estágio de maturidade de cada empresa”, explica.

Williana reforça ainda que o programa é uma oportunidade para quem deseja se estruturar e dar os primeiros passos no mercado externo. “Exportar deixou de ser algo distante e passou a fazer parte da estratégia de crescimento de muitos pequenos negócios. O Sebrae-SP, a Faculdade Sebrae e a ApexBrasil buscam empresas comprometidas com esse objetivo e, por meio da atuação dos 33 escritórios regionais do Estado, temos ampliado o apoio à competitividade internacional”, finaliza.

Os micros e pequenas empresas interessadas em participar do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e se preparar para acessar o mercado internacional podem se inscrever por meio do formulário on-line. As vagas são limitadas e o atendimento é gratuito. Para manifestar o interesse, basta acessar: https://bit.ly/Peiex2026.

*Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

**Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista

-

  • exportação; PEIEX; ApexBrasil; Sebrae-SP
  • sebrae-sp