Há 27 anos no ramo de confecção de peças de vestuário, a Ilsan foi um dos empreendimentos referência no setor de moda visitados pelo grupo de 17 empresários do Rio Grande do Norte, participantes da missão técnica promovida pelo Sebrae-RN à 32ª edição do Inspira Mais, o maior salão de lançamentos em inovação e sustentabilidade para a indústria da moda na América Latina, realizado em São Paulo.

“Adorei conhecê-los. Foram muito receptivos e animados. Trocamos contatos e sigo falando com alguns deles pelo WhatsApp e pelas redes sociais. Compartilhei algumas dicas e eles [empresários] ficaram admirados com nossa organização e relacionamento com os colabores”, conta Ilma Franzotti, proprietária da confecção que recebeu a visita técnica no dia 16 de julho.
Para ela, o encontro proporcionou muito aprendizado e troca de experiências. “Eles ficaram impressionados. Temos alguns tipos de máquinas que eles não conheciam, então acho que será algo bem útil para o cotidiano. Temos operações diferentes, alguns produzem uniformes, outros têm marca própria e nós atuamos com facção de roupas, mas pegaram bastante dicas como, por exemplo, das araras, algumas coisas que usamos para armazenar a produção”, avalia.
Durante os três dias em que estiveram em São Paulo, além da Ilsan, os participantes visitaram a Galeria Melissa, a loja conceito da Animale, a Pinga, referência em moda autoral, e o hub Denim City, além de uma capacitação sobre o uso da inteligência artificial no desenvolvimento de coleções de moda.
Atendida pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Osasco desde 2023, a Ilsan foi uma das quatro empresas premiadas na 2ª edição do Projeto de Encadeamento Produtivo, que teve como objetivo contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação entre os pequenos negócios.
A ação foi realizada por meio de Convênio de Cooperação Técnica entre o Sebrae Nacional e o Grupo Soma. O projeto atendeu 98 empresas em 32 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, que, ao longo de 18 meses, foram preparadas para se tornarem referência na cadeia de fornecimento do Grupo Soma, que engloba marcas como Animale, Farm, Maria Filó, Hering, Dzarm, entre outras.
Para a consultora de negócios do Sebrae-SP Isabela Ribeiro, encontros como esse são extremamente valiosos por possibilitarem uma troca genuína de experiências entre empreendedores de diferentes regiões do país, além de demonstrar como a colaboração pode transformar realidades e impulsionar negócios.
“Quando empresários compartilham seus desafios, soluções e boas práticas, todos crescem juntos. Essa conexão entre o Rio Grande do Norte e São Paulo, viabilizada por meio do projeto de encadeamento produtivo com o Grupo Soma, mostra como o Sebrae tem um papel essencial na articulação de redes produtivas e no fortalecimento do ecossistema da moda no Brasil”, finaliza.
