Com o objetivo de apresentar as principais tendências do mercado global de frutas e hortaliças, ter acesso às novas tecnologias e processos de produção, comercialização de produtos e acesso ao mercado internacional, o Sebrae-SP reuniu 16 empreendedores e produtores rurais do Estado de São Paulo em Madri, na Espanha, na Missão Empresarial Fruit Attraction. Entre os dias 3 e 11 de outubro, os participantes visitaram a segunda maior e mais importante feira de negócios de frutas e olericultura do mundo, além de diversos estabelecimentos e propriedades rurais.
Além da participação na feira Fruit Attraction, a programação da missão incluiu visitas técnicas guiadas a diversos pequenos negócios de Madri e região, como ao Mercamadrid; à fábrica de embutidos Los Joaquines; à uma das maiores fazendas de cultivo de azeite extravirgem orgânico de Madri, a Oleum Laguna; aos mercados de Vallehermoso, Chamberí, San Miguel e San Antón; entre outros.
Cleber Ide, da Ide Frutas, de São Paulo (SP), foi um dos empresários presentes na ação. Ele comenta que a Missão deu a oportunidade de adquirir conhecimento e levá-lo de volta ao Brasil. “Participar da Missão Fruit Attraction foi como levar uma criança para a Disney e perguntar o que ela achou”, brinca o empresário. “Eu já saí empolgado do Brasil e, chegando aqui, fiquei maravilhado. Essa visita nos deu a oportunidade de adquirir conhecimento, levá-lo ao Brasil e poder multiplicá-lo aos outros produtores para que possamos entrar no mercado europeu com a fruta certa. Não com aquela que nós achamos certa, mas sim com a fruta que o mercado demanda. Missão extremamente rica e proveitosa. Estamos voltando ao Brasil com outra cabeça, com outro nível de assertividade”, destaca.Amen Khalil, do Sítio Nó de Pinho, em São Lourenço da Serra, destaca as inovações e os diferenciais que poderá apresentar em seus negócios. “Encontramos soluções incríveis na área de embalagens que vão nos ajudar muito no Brasil para apresentarmos melhor nossas frutas, para elas chegarem com ainda mais qualidade, com aparência mais bonita, já que as embalagens são incríveis, sustentáveis e vão nos ajudar a trazer esse diferencial ao nosso negócio”, comenta.
“Durante a Fruit Attraction vimos o potencial que nossas frutas tropicais brasileiras possuem, uma delas o cambuci, com grande potencial de exportação. Vamos reunir nossos produtores no Brasil para conseguirmos nos planejar para exportar para os pequenos mercados da região de Madri. Essa experiência foi maravilhosa! Conhecer o potencial dos nossos produtos em novos mercados foi algo que não tem preço”, destaca Maria Clara Lira, da Coopjuqui, de Juquitiba.
Durante a missão, os empresários tiveram a oportunidade de participar de uma rodada de negócios com potenciais clientes de Madri. Produtor da Cachaça Valenti, de Brotas, o empresário Carlos Eduardo Valenti foi um dos que conseguiu chamar bastante atenção ao seu produto. “Um empresário brasileiro em Madri se interessou muito pela nossa cachaça. Ele atua há muitos anos na Espanha com produtos brasileiros em lojas físicas e pela internet e estava à procura de cachaças artesanais. Estamos estreitando o relacionamento para, em breve, fecharmos negócio”, comemora.
A Missão
Para esta Missão Empresarial, o Sebrae-SP selecionou 16 produtores rurais e empresários do segmento, como negócios da fruticultura, agricultura, fungicultura, hortifruti e cafeicultores. “Esta foi uma grande oportunidade para que os pequenos produtores pudessem conhecer o que há de mais novo no mercado de frutas e hortaliças que cresce a cada ano em todo mundo. Na volta da missão, o Sebrae-SP vai preparar eventos de capacitação com palestras para multiplicar o conhecimento adquirido nos eventos e locais visitados para todos os produtores interessados em se atualizar sobre as tendências mundiais do seguimento”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, que acompanhou o grupo em Madri.
As visitas técnicas foram conduzidas pelos consultores especialistas em agronegócios, food service, internacionalização e inovação do Sebrae-SP, trazendo informações e adaptações dos conceitos para o universo dos pequenos negócios no Brasil. “As visitas também foram importantes para que os produtores rurais pudessem ampliar os conhecimentos em relação a novas tecnologias agrícolas, tendências, inovações e façam networking com o mercado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
Além das visitas, os produtores participaram de um Hackaton de inovação e de rodadas de negócios internacionais no Speed Networking com potenciais clientes europeus. “É muito importante que os pequenos produtores encarem o mercado internacional em seus planejamentos de expansão de mercado. E o Sebrae conta com um programa de internacionalização de empresas, o Sebrae Trade, que orienta nessa preparação. Nosso objetivo é fazer com que eles reconheçam o valor dos seus produtos, tirem da cabeça a ideia de que é difícil exportar, que pequenos negócios brasileiros não têm mercado no exterior e aproveitem a viagem à Espanha para fazer negócios”, afirma Ivan Hussni, diretor técnico e de administração e finanças do Sebrae-SP.
Pequenos negócios
As empresas participantes são: Sítio Nó de Pinho, de São Lourenço da Serra; Frutas Mobilon, de Sumaré; Cachaça Valenti, de Brotas; Caiana Frutas, de São Vicente; Fresh Quality, de Piedade; Marquinhos Bananeiro, de Cajati; Comércio Atacadista de Café em Grãos, de Caconde; Sítio Saito, de Mogi das Cruzes; Ide Frutas, de São Paulo; Horta Alimentos, de São Roque; Coopjuqui, de Juquitiba; e Pedro Lucchesi, produtor rural de Avaré.
Vídeos da Missão
O Sebrae-SP tem uma playlist completa de vídeos da Missão Empresarial Fruit Attraction 2022. Confira em nosso YouTube clicando aqui.
LEIA MAIS
Sebrae-SP realiza reuniões institucionais de apoio às MPEs brasileiras em Madri