A empreendedora Erica de Jesus Santiago, da TKS Medical Importação e Exportação de Ribeirão Preto, conquistou o segundo lugar na categoria Negócios Internacionais na final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira, 30, durante o Delas Summit, em Florianópolis. Além de Erica, Kellen Petreche, de Votorantim, também ficou em segundo lugar na categoria Ciência e Tecnologia.

Desde 2004, a iniciativa homenageia e reconhece mulheres que empreendem com inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial. No total, foram mais de 5,3 mil inscritas de todo o país em cinco categorias: Produtora Rural, Ciência e Tecnologia, Negócios Internacionais, Microempreendedora Individual e Pequenos Negócios. As vice-campeãs receberam como premiação R$ 20 mil, capacitação no Empretec e participação em missão técnica.
Na avaliação da coordenadora da Unidade de Atendimento ao Cliente do Sebrae-SP, Sophia Cavalcanti, a premiação mostra o quanto as mulheres estão inovando, conquistando novos espaços e levando o nome de São Paulo para o Brasil e para o mundo.
“Essas histórias inspiram outras mulheres a acreditarem no próprio potencial, mostrando que é possível crescer com coragem e competência. No Sebrae, acreditamos que apoiar o protagonismo feminino é investir em um futuro mais inclusivo, mais diverso e mais sustentável para o empreendedorismo. E essas premiações são uma prova concreta de que, quando as mulheres têm acesso a conhecimento e a oportunidades, elas transformam realidades”, destacou.
Com a TKS Medical, Erica de Jesus Santiago atua na importação e exportação de dispositivos médicos de alta precisão, essenciais para cirurgias complexas, atendendo hospitais, distribuidores e importadoras no Brasil, América Latina e Europa.
“Ser reconhecida no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reforça que sempre estive no caminho certo e alinhada ao meu propósito que é impactar vidas no mundo. Sigo ainda mais firme no meu propósito trabalhando para proporcionar o acesso a tecnologia médica avançada utilizadas em cirurgias de alto risco, realizadas em hospitais do mundo todo. Salvando ou prolongando vidas, levando esperança a pacientes e famílias que enfrentam doenças física e emocionalmente avassaladoras”, celebrou Erica.
A trajetória de Erica se traduz em visão estratégica e resiliência: após abrir mão de uma carreira consolidada, construiu uma empresa que não apenas impulsiona a inovação tecnológica com certificação europeia, mas também mantém forte compromisso social.
“É gratificante ver a evolução de cada mulher em segmentos desafiadores, como a exportação e importação e ciências e tecnologia, focadas na transformação e propósito. Espero que elas sirvam de exemplo e inspiração para que outras mulheres”, ressaltou a gestora regional do Sebrae Delas Elisangela Doroteu Almeida.
-
