Com foco no fortalecimento dos negócios locais, o Programa Cidade Empreendedora foi lançado em Adamantina na última quinta-feira (3/4). A parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura visa oferecer, ao longo do ano, capacitações e consultorias gratuitas aos empreendedores da cidade.
O evento de lançamento reuniu empresários, futuros empreendedores, representantes e autoridades locais, incluindo o prefeito de Adamantina, José Carlos Tiveron; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Barbosa; a secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro; a secretária de Educação, Elizabeth Meirelles; a secretária de Cultura e Turismo, Ana Queila Macedo; a secretária de Finanças, Paula Andréia Valése; o secretário de Fiscalização e Arrecadação Tributária, Gilmar Bosso; o secretário de Gabinete, Wilson Valério de Alcântara e o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante.
O programa oferece uma gama de atividades, desde cursos sobre marketing digital, inteligência artificial, gestão financeira e vendas, até participação em feiras de referência, dias de campo e crédito, além de consultorias para empresários e assessorias para a gestão pública.
No lançamento, os participantes puderam aproveitar para garantir sua vaga no seminário Empretec, que acontecerá em Adamantina em duas versões: Urbano e Rural, 100% subsidiados pela Prefeitura Municipal.
O agricultor Antonio Manzano de Oliveira prestigiou o evento e compartilhou a importância das capacitações do Sebrae-SP em sua trajetória empreendedora. “Eu não perdia as oportunidades que o Sebrae-SP me ofereceu. Aprendi sobre melhoramento de solo, produtividade, comercialização… tudo isso com o Sebrae-SP. Então, eu acho importante. E, como produtor, temos um defeito grave: falamos não ter tempo. Participar dos ensinamentos do Sebrae-SP é a mesma coisa de estar na minha propriedade cuidando da minha planta, porque estou achando atalhos na produção, no rendimento, que vão me favorecer no futuro. Não é falar que não tem tempo, é investir em mim”.
Vânia Tiveron, também produtora rural, destacou a transformação que o Empretec promoveu nos negócios da família, a partir da experiência do filho. “No ano passado, meu filho fez o Empretec. Nosso projeto foi criado há cinco anos. Começamos pequeno, mas não íamos chegar aonde estamos hoje. Era uma coisa pequena e foi crescendo, se tornou produção familiar. Tínhamos uma visão pequena do negócio. Depois que ele fez o Empretec, muita coisa mudou. A visão de negócio, de fechamento de vendas… cada um ficou em um setor, com mais experiência, e estamos caminhando e criando produtos”.
O programa prevê impactar 3.300 pessoas, fortalecendo os negócios locais e oferecendo ferramentas para empresários e potenciais empreendedores. Os interessados em participar das ações podem entrar em contato com o Sebrae Aqui de Adamantina pelo telefone (18) 3521-1831 ou presencialmente na Rua Alameda Fernão Dias, 396, Centro.
-