ASN SP
Compartilhe

Educação empreendedora chega às escolas municipais de Iacanga com o Programa JEPP do Sebrae-SP

Programa transforma aprendizado em negócio de forma lúdica e interativa
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O fim de ano é sempre um momento de celebração, mas na região de Bauru ele também marca uma festa diferente: as feiras de encerramento do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), iniciativa do Sebrae-SP que leva a cultura empreendedora para as salas de aula do ensino fundamental de forma lúdica, prática e inspiradora. Em Iacanga, a feirinha em que os alunos expõem e vendem seus produtos criados durante o ano letivo seguindo a metodologia aplicada nas aulas ocorre nos dias 29 e 30 de outubro. 

Pela primeira vez, o município firmou termo de adesão com o Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional em Bauru, para implantar o Programa nas escolas municipais de ensino fundamental José Ferraz de Souza e Joaquim Caldas de Souza, beneficiando 477 alunos do 1º ao 9º ano.

Entre eles, 232 estudantes dos 1º e 2º anos participaram da Feira “Mercadinho”, evento que marcou o encerramento das atividades do JEPP após um ano de aprendizado e vivência empreendedora. Durante a feira, os alunos apresentaram e comercializaram os produtos criados ao longo do projeto, colocando em prática conceitos como criatividade, gestão, cooperação e protagonismo, e experimentando de forma divertida e concreta o que é empreender desde cedo.

A vice-diretora da Emef José Ferraz de Souza, Pâmela Estefani dos Santos, comemora a parceria firmada com o Sebrae-SP. “Nos dias de hoje, percebemos cada vez mais a importância de formar cidadãos capazes de resolver problemas, e, porque não dizer, aprender a gerar sua própria renda. Proporcionar aos nossos estudantes o desenvolvimento dessas e de outras habilidades desde cedo foi o que mais me motivou a firmar a parceria com o Sebrae. Esse despertar para o empreendedorismo, um tema ainda pouco abordado no ambiente escolar, é fundamental. Afinal, a carreira acadêmica costuma ser a mais valorizada dentro da escola e poder ampliar o olhar dos alunos para outras possibilidades de vida e de realização é extremamente gratificante”, afirma.

Para ela, o resultado do projeto foi enriquecedor para todos. “Durante a vivência da feirinha, foi possível observar o espírito empreendedor das crianças em ação. Elas participaram ativamente, assumindo diferentes papéis como vendedores, clientes, ajudantes de caixa e empacotadores, fazendo suas próprias escolhas, realizando cálculos mentais e utilizando diversas estratégias para gerir seus recursos financeiros. Tudo isso se manifestou também nas falas espontâneas e nas interações entre elas. O mais importante é que cada momento foi construído e vivido junto aos estudantes, com muita colaboração, aprendizado e, claro, diversão”, conclui.

“É gratificante ver que a parceria estratégica entre Sebrae-SP e Secretaria de Educação de Iacanga com o apoio do Sebrae Aqui do município levou o JEPP para a cidade, atendendo cerca de 500 alunos e cultivando, desde cedo, o espírito empreendedor, a cooperação e o protagonismo que construirão o futuro da nossa comunidade”, finaliza a consultora de negócios do Sebrae-SP, Patrícia Zuccari.

Educação Empreendedora   

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-SP para o ensino fundamental tem o objetivo de estimular o autoconhecimento, a busca por novas aprendizagens e o espírito de coletividade, alinhando-se aos quatro pilares da educação da Unesco. Além disso, promove a autonomia dos alunos e a gestão de suas próprias vidas.

A proposta pedagógica do JEPP, destinada a cada ano do ensino fundamental, utiliza atividades lúdicas para criar um ambiente de aprendizado que estimula os estudantes a assumir riscos calculados, tomar decisões e observar seu entorno em busca de oportunidades de inovação, mesmo em contextos desafiadores. Durante o projeto, os alunos desenvolvem habilidades essenciais como criatividade, cooperação e inovação, aprendendo a empreender e tornando-se protagonistas de suas próprias histórias.

A estrutura pedagógica é composta por nove cursos, envolvendo alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, com cargas horárias que variam de 22 a 30 horas de aplicação de metodologia e atividades. Ao final do ano, os projetos empreendedores são apresentados à comunidade em uma feira com entrada franca, onde os alunos podem expor e vender seus produtos, além de realizar apresentações culturais, oportunidade para envolver a população e divulgar a ideia do projeto.

Municípios e instituições de ensino interessados em implementar a pedagogia do JEPP devem procurar o Sebrae-SP mais próximo para discutir a parceria e assinar o termo de adesão. A capacitação dos professores, com duração de 45 horas, pode ser dividida entre o primeiro e o segundo ciclo do ensino fundamental, garantindo a formação adequada para a condução do programa. Informações no Sebrae Aqui de cada município, ou pessoalmente no Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru, na Avenida Duque de Caxias, 16-85, Vila Cardia ou pelo telefone (14) 3104-1715.

  • Iacanga
  • Jepp