Com a aproximação do Dia dos Namorados, o Sebrae-SP alerta os empreendedores para a importância de se preparar com antecedência para aproveitar o aumento da demanda e fortalecer o relacionamento com os clientes ao longo do ano. A data, que movimenta diversos setores do comércio e serviços, é uma excelente oportunidade para aplicar estratégias de vendas mais eficazes.

Quinze dias é o tempo médio que os casais costumam separar para procurar o presente certo. “Esta é uma boa época para investir em estratégias de atração e fidelização de clientes, para além do Dia dos Namorados, ser lembrado o ano todo”, orienta Fausto Lulio, consultor de negócios do Sebrae-SP.
Para ajudar os empresários a se destacarem no mercado durante esse período, o Sebrae-SP reuniu cinco dicas práticas:
Antecipar-se à demanda: muitos casais, além de trocarem presentes, também buscam experiências como jantares ou viagens. Restaurantes, serviços de alimentação e lojas de decoração devem se atentar ao estoque, oferecer condições facilitadas de pagamento e políticas de troca claras.
Esteja disponível: uma grande parcela dos consumidores decide a compra na última hora. Por isso, é fundamental que o empreendedor esteja disponível em plataformas digitais, redes sociais, WhatsApp e marketplaces. O atendimento precisa ser rápido e eficiente — o cliente de hoje valoriza a agilidade.
Capacite sua equipe: isso é importante para transformar a compra em um momento especial. Mais do que produtos, os clientes buscam um bom atendimento e uma experiência agradável. Isso aumenta as chances de retorno mesmo após o fim da campanha de Dia dos Namorados.
Foque em estratégias: sugira combinações de produtos que componham kits, ofereça descontos progressivos ou brindes para compras acima de determinado valor. Além de aumentar o faturamento, essa estratégia ajuda a girar o estoque de maneira eficiente.
Seja eficiente na divulgação: aposte em imagens de qualidade para divulgar seus produtos e serviços. Fotos atraentes geram mais engajamento, especialmente para quem atua com moda, beleza e acessórios. Mostrar tendências e ideias de presente pode inspirar os clientes e impulsionar as vendas.
“Preparar-se com antecedência faz toda a diferença para aproveitar o Dia dos Namorados da melhor forma”, finaliza Fausto Lulio.
