ASN SP
Compartilhe

Dia do Hoteleiro reforça importância da qualificação no turismo

Sebrae-SP, por meio do Programa Selo Bem Receber, já capacitou mais de 400 empresários da região de Araçatuba
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

No dia 9 de novembro celebra-se o Dia do Hoteleiro, uma data que homenageia os profissionais da hospitalidade e reforça a importância do ato de bem receber; um elemento essencial para o sucesso de qualquer destino turístico. Essa comemoração também nos lembra da necessidade constante de qualificação no setor de turismo, especialmente com a proximidade da temporada de férias de fim de ano, quando a excelência no atendimento faz toda a diferença na experiência dos visitantes.

Ao longo de 2025, o Sebrae-SP promoveu o Programa Selo Bem Receber e capacitou mais de 400 empresários de cidades da região de Araçatuba. Hotéis, pousadas, agências de viagens, restaurantes, artesão entre outros segmentos, participaram da iniciativa, e mais de 200 estabelecimentos receberam a chancela do programa, que reconhece a qualidade do serviço e fortalece a divulgação e a diferenciação no mercado.

Os encontros ocorreram principalmente em Araçatuba e Andradina, com transmissão ao vivo para empresários de municípios mais distantes. O programa contou com parcerias das prefeituras de Andradina, Araçatuba, Guararapes, Glicério, além das regiões turísticas Pantanal Paulista e Tietê Vivo.

Sâmia Borges, consultora de negócios e especialista em turismo do Sebrae-SP, destaca que investir em capacitação, preparar equipes e cuidar da experiência do cliente são essenciais para consolidar um destino turístico, além de aumentar o fluxo e benefícios gerados pela atividade, como emprego e renda. “Pequenos detalhes, como comunicação clara, digitalização de serviços e atendimento cordial, fazem toda a diferença”, afirma a gestora.

A região de Araçatuba oferece opções de turismo rural, gastronômico, cultural e de lazer, incluindo parques aquáticos, vinícolas e roteiros como Pelas Águas do Rei do Gado de Andradina. Sâmia reforça que qualificação e inovação são caminhos para consolidar destinos turísticos e fortalecer a economia local.

“O cliente espera, no mínimo, um atendimento de qualidade. Por isso, capacitar e preparar a equipe é fundamental. É igualmente importante inovar na oferta de produtos e serviços e compreender que a percepção da qualidade está na visão do cliente, que ainda influência outros consumidores na decisão de compra”. Finaliza a consultora.

-