ASN SP
Compartilhe

De forma inédita, Piracicaba recebe gestores de inovação rural de todo país para capacitação do Sebrae

Gestores do ALI Rural realizam imersão sobre inovação, tecnologia e metodologia do programa
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Gestores de inovação de todo país se encontram em Piracicaba a partir desta segunda-feira (2) para uma imersão do programa ALI Rural, do Sebrae. Até a próxima sexta (6), os participantes vão se reunir para falar de inovação, tecnologia e aplicação da metodologia do programa, com troca de informações e integração entre os 20 estados e o Distrito Federal.

Ao longo dos cinco dias, os gestores vão participar de uma imersão no ecossistema de inovação do agronegócio de Piracicaba e região, com visitas ao Parque Tecnológico, à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e à Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

Segundo o analista de negócios do Sebrae-SP, Renan D’Aragone, a formação ocorre de forma inédita no interior. “As capacitações nacionais normalmente são realizadas em grandes cidades, como São Paulo e Brasília. Então, essa vinda de todos os gestores do ALI Rural do país para cá demonstra o prestígio do ecossistema do agro de Piracicaba no cenário nacional”, afirma.

Ao final da imersão, os participantes vão voltar aos seus estados, onde estarão aptos a aplicar os novos conhecimentos no atendimento aos produtores rurais e na formação dos agentes locais das respectivas regiões. A intenção é oferecer informação técnica, ampliar a rede de contatos e gerar conhecimento, para aumentar a produtividade do agro em todo país.

O programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) Rural é uma iniciativa do Sebrae que leva inovação ao campo por meio de acompanhamento técnico especializado. Os agentes bolsistas atuam diretamente com os produtores rurais, identificando oportunidades de melhoria, propondo soluções e acompanhando sua implementação ao longo de um ciclo de 12 meses — tudo de forma gratuita.

O programa tem como objetivo auxiliar o produtor rural a reduzir custos, implantar inovações e aumentar o faturamento e a produtividade. Tudo isso com a ajuda do agente, que é um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae que atuará como um facilitador da gestão de inovação, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada propriedade rural.

Piracicaba como exemplo

Além de receber a capacitação dos gestores do ALI Rural de todo país, Piracicaba também foi pioneira em uma modalidade que vai ser expandida para os demais estados: o Inova Campo. A região recebeu o piloto do projeto que conecta grandes empresas aos pequenos produtores, trabalhando e integrando a cadeia de valor, e vai apresentar os resultados ao longo dos cinco dias de formação.

Os participantes também vão conhecer cases de sucesso desse e outros programas, com intuito de ampliar essa modalidade para o restante do país.

  • ALI Rural
  • sebrae-sp