
Em mais uma ação voltada à valorização dos produtos locais e à geração de renda, foi realizado em Buri o curso de processamento de mandioca, promovido pelo Sebrae-SP e Sindicato Rural, em parceria com a AVCCB (Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer de Buri) e Senar. O curso ocorreu na sede da AVCCB e contou com a participação de 18 alunos.
A abertura do encontro contou com a presença da analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques, que destacou a importância de iniciativas como essa para estimular a criatividade, o aproveitamento integral dos alimentos e a diversificação de produtos.
“Esse curso é uma oportunidade de transformar um ingrediente tão comum como a mandioca em uma fonte de inovação e renda. O mais interessante é mostrar às pessoas como é possível criar produtos e explorar todo o potencial da mandioca, desde a raiz até a casca. É uma ação que une tradição, sustentabilidade e empreendedorismo”, destaca.

Durante as aulas, os participantes aprenderam a preparar diferentes receitas utilizando a mandioca como ingrediente principal, desde pratos salgados até doces e produtos diferenciados como sorvetes e saladas com a casca da raiz.
A coordenadora do Sindicato Rural de Buri, Aline Fonseca, também acompanhou o curso e ressaltou o impacto prático da capacitação para quem já atua na área de alimentos.
“O processamento da mandioca é um curso muito completo, com muitas receitas. Pessoas que já trabalham com salgados conseguiram ver formas de diversificar seus produtos, como a coxinha de mandioca, por exemplo. É uma variedade tão grande, que abriu novos horizontes. O sorvete de mandioca foi muito aproveitado, e até a salada feita com a casca da mandioca surpreendeu. Muita gente nem sabia que dava para utilizar. Foi um curso extremamente completo”, afirma.
Para Adelina Sene, participar desta capacitação trouxe muito aprendizado e a partir de agora irá fazer um melhor aproveitamento do produto. “Por enquanto ainda não pretendo usar para empreender, participei para ganhar mais conhecimento. O curso de processamento de mandioca foi maravilhoso! Aprendi coisas que nem imaginava que dava para fazer com a mandioca. A professora foi muito dedicada, conseguimos aprender tudo com muita facilidade. Para mim, foi um grande aprendizado”, conta.
