
O Quilombo Cangume, em Itaóca, recebeu o curso “Processamento caseiro de pães”, que reuniu 20 participantes, entre mulheres inscritas no programa ALI Rural e outras moradoras da comunidade que não fazem parte da iniciativa. A capacitação teve como foco o aprimoramento técnico e a geração de renda por meio da produção artesanal de pães.
A programação contou com palestra de capacitação ministrada pelo consultor de negócios do Sebrae-SP, André Scalco, e pela analista de negócios Letícia Marques, que abordaram temas como organização, qualidade do produto e oportunidades de mercado para pequenos empreendimentos locais. Neste curso elas aprenderam a processar e fazer a massa base de pães, pães enriquecidos, pães com outras farinhas, pães doces e pães salgados recheados, por meio de técnicas artesanais.
Realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com o Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Senar de Registro e a Prefeitura Municipal de Itaóca, o curso reforçou a importância do programa ALI Rural, que acompanha de perto o desenvolvimento dos negócios das participantes. Segundo a agente local de inovação, Thaís Paes, a capacitação já começa a gerar resultados concretos na comunidade.
“A capacitação veio em um momento bastante oportuno. As participantes me procuraram para fazermos uma reunião e alinharmos os detalhes para o início da produção. Levei as embalagens e elas já começaram a produzir e vender os pães no bairro, com o objetivo de alcançar o maior número de clientes e avaliar a aceitação da população também na cidade”, destaca.
Entre as participantes, a avaliação também foi positiva. Josiane Gonçalves ressaltou a experiência e o retorno imediato da iniciativa. “Foi uma experiência muito boa. Já produzimos diversos pães para vender no bairro e a aceitação tem sido muito positiva por aqui”, afirma.
Já Círia Maciel comemorou os primeiros resultados alcançados com a capacitação.
“Gostei muito do curso. Já começamos a produzir, vendemos os pães e o retorno foi muito bom”, concluiu.
-
