Orientações práticas em gestão, inovação e mercado para estruturar a empresa fizeram parte da Trilha de Desenvolvimento de Negócios do Crie Moda Autoral do Sebrae-SP, que formou sua primeira turma com 40 participantes, no dia 28 de julho, em São Paulo. O programa segue com inscrições abertas para uma série de ações. O Crie Moda Autoral é um eixo do Polo Nacional de Economia Criativa, iniciativa liderada pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional.

“Percebemos que os empreendedores criativos que trabalham com moda autoral conseguem desempenhar muito bem as atividades ligadas a criação das peças e de suas coleções, mas geralmente têm muita dificuldade quando entra na questão da gestão do negócio como um todo, principalmente precificação, estratégias de mercado e marca”, destacou Izabela Bérgamo, gestora estadual do segmento de moda do Sebrae-SP e responsável pelo Crie Moda Autoral.
A trilha foi composta por dez workshops coletivos online e presenciais realizados de 23 de abril e 28 de julho. A programação contou com ensinamentos sobre como estruturar marcas, precificar produtos, desenvolver coleções e criar um planejamento de marketing e distribuição, ampliando o olhar de para a sustentabilidade e diversidade.
Os participantes também receberam orientações técnicas individuais para dar suporte técnico e teórico para desenvolvimento mercadológico do negócio. O último encontro foi realizado na sede do Senai, no bairro do Brás, onde os participantes desenvolveram um pitch, destacaram suas criações e receberam certificado.
Uma das participantes foi a Amanda Martins, da ciclou, empresa que desenvolve produtos feitos de peças e materiais com ciclos de vida anteriores. “Sou engenheira, e não tinha trabalhado na área de moda antes. O que é complicado para quem quer ter uma marca de moda autoral. Resolvi fazer o curso porque queria fazer melhorias em produtos e processos e a capacitação foi super benéfica”, contou.
Próximas ações
O Crie Moda Autoral está com inscrições abertas para uma série de workshops online. Dia 13 de agosto será debatido o tema “Do conceito ao impacto – moda autoral sustentável na prática”. “Estratégias de precificação para peças de moda autoral: valorize seu trabalho e não perca clientes” será o tema do dia 28 de outubro.
No dia 18 de novembro será a vez de falar sobre “Utilizando as redes sociais para impulsionar o seu negócio de moda autoral”. Já no dia 25 de novembro o tema será “Transmutação fashion: do obsoleto ao exclusivo”. As inscrições podem ser feitas no site https://crie.sebraesp.com.br/segmentos/moda-autoral. Também estão disponíveis e-books sobre temas variados e os interessados podem se inscrever para receber as novidades sobre o programa.
