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Consultora de negócios do Sebrae-SP lista seis tendências de consumo para 2025

Pequenas empresas devem saber como se adaptar e se estruturar para se manterem no mercado
Por Redação
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Estar atento às tendências do mercado é fundamental. (Foto: Adobe Stock)

A maneira com que os consumidores e os negócios se relacionam vem mudando e se torna cada vez mais dinâmica. A personalização, valorização da sustentabilidade e do bem-estar, além da inteligência artificial, estão entre as principais tendências para 2025. Nesse cenário, as pequenas empresas devem saber como se adaptar e se estruturar para se manterem no mercado e crescerem cada vez mais.

A consultora de negócios do Sebrae-SP Silmara Regina de Souza listou seis tendências de consumo para 2025. Confira abaixo:

Experiência como prioridade

Conforme Silmara, a busca por momentos de alegria e descontração no cotidiano continua em alta no próximo ano. “Há uma tendência das pessoas em investir em entretenimento, shows e gastronomia, o que reflete uma mudança no consumo, com foco em experiências em vez de bens materiais. As pessoas estarão mais dispostas a pagar por esses momentos.”

Sustentabilidade passa a ser uma necessidade

Uma tendência que já vem crescendo nos últimos anos e ganha força em 2024 é que os consumidores exigirão cada vez mais práticas ambientais responsáveis e transparentes. O consumo consciente cresce, bem como o interesse dos consumidores de saber a origem dos produtos. “Itens biodegradáveis e processos que minimizem o impacto ambiental serão indispensáveis para atender a uma clientela cada vez mais consciente”, argumenta Silmara.

Economia circular

Outra tendência que ganha força no próximo ano são negócios com foco em revenda, reuso e reciclagem, a chamada “economia circular”. Nesta lista entram os brechós, por exemplo. “Os brechós ganham destaque e são um contraponto à cultura do descarte rápido, porque promovem práticas mais sustentáveis.”

Personalização

“Não apenas produtos personalizados, mas embalagens, recomendações, conteúdo, soluções customizadas e atendimento. Cada vez mais o consumidor quer se sentir único diante da multidão”, explica a consultora de negócios.

Saúde mental e bem-estar

A demanda por produtos e serviços que priorizem saúde e qualidade de vida tende a crescer no próximo ano, ao mesmo tempo que o trabalho deixa de ser o centro da vida das pessoas, segundo a consultora. “Produtos relacionados ao bem-estar tiveram um alto crescimento principalmente por conta da pandemia e a preocupação com a saúde impulsiona a demanda desse mercado”.

Tecnologia e IA

Como já esperado, a inteligência artificial permanece em alta no próximo ano. “Ela revolucionará a forma como as marcas se relacionam com os consumidores, permitindo a personalização em larga escala e a criação de jornadas de compra sob medida. No entanto, o equilíbrio entre automação e humanização será essencial para garantir conexões genuínas. Apesar do crescimento do uso da IA, as pessoas continuarão a pedir por conexões humanas”, finaliza Silmara.

Como se adaptar?

Diante dessa conjuntura de mudanças, o Sebrae-SP desempenha um papel fundamental ao ajudar os pequenos negócios, principalmente por meio de consultorias, capacitações e acesso programas estratégicos. A intenção é apoiar os empreendedores na adoção de práticas sustentáveis, na utilização de inteligência artificial para personalização do atendimento e na criação de experiências que engajem seus consumidores.

Além disso, o Sebrae-SP também oferece programas voltados para inovação e economia criativa, conectando empresários a soluções práticas e acessíveis que transformam desafios em oportunidades de crescimento. Os empreendedores podem buscar informações em qualquer ponto de atendimento do Sebrae-SP na região. Veja os endereços no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/contato_uf?codUf=26.

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