ASN SP
Compartilhe

Conheça a história empreendedora de Fernanda Custodio, da Trava Truck

Empresária criou a loja colaborativa Transludica e hoje comanda a Trava Truck
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Mesmo com uma graduação tecnológica na área da estética e cosmetologia, Fernanda Kawani Custodio não conseguia um emprego. Em processo de transição, ela optou pelo caminho do empreendedorismo a partir de uma necessidade. Hoje, ela é proprietária da Trava Truck, empresa de serviços de alimentação que promove a inclusão social. Fernanda compartilhou sua história no Sebrae-SP Notícias, programa que vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, nas redes sociais do Sebrae-SP.

Foto: Site Trava Truck

Eu, enquanto um corpo trans, com 26 anos, nunca tinha conseguido um emprego. Naquela época, em 2010, não tinha uma abertura do mercado”, contou. Foi então que ela decidiu criar um negócio lúdico, divertido, que agregasse na vida de pessoas trans, fosse pensando e feito para pessoas trans. Assim nasceu a Transludica, uma loja colaborativa, localizada na Rua Augusta, em São Paulo.

Fernanda participou junto com o sócio Guttervil, do programa Shark Tank, reality de empreendedorismo que oferece a quem participa a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investidores. “Nós tivemos um início muito bonito, mas enfrentamos dificuldades na pandemia e tivemos que fechar”, lamentou.

Fernanda Kawani Custodio

O estalo para a criação do segundo negócio, a Trava Truck foi durante uma visita de sua mãe. “Eu pedi para ela fazer a coxinha que ela fazia quando éramos crianças. Eu tive uma memória nostálgica de infância, mas também a ideia de que eu tinha um produto em mãos”, lembrou. Hoje a Trava Truck é uma empresa de catering para eventos, que promove a diversidade e inclusão. “Empreender me trouxe possibilidades que eu nunca tive de acessar espaços e lugares muito bonitos”, destacou Fernanda.

Inspiração
Na avaliação de Emiliana Drumond, gestora do programa de Diversidade do Sebrae-SP, ao desafiar estereótipos e criar negócios, os empreendedores LGBTQIAPN+ não apenas contribuem para o crescimento econômico, mas também fortalecem a representatividade empreendedora. “Os empreendedores LGBTQIAPN+ criam espaço seguros, empregos inclusivos e inspiram outras pessoas dessa comunidade a seguir esse caminho, mostrando que a diversidade é a força para impulsionar a inovação e o sucesso dos negócios”, afirmou.

Para quem tem interesse de começar o próprio negócio, mas não sabe por onde começar, o Sebrae-SP tem uma série de cursos online para auxiliar na jornada. Basta acessar o site https://digital.sebraesp.com.br.

:: Confira a entrevista com Fernanda Kawani Custodio ::

  • empreendedorismo
  • Sebrae-SP Notícias
  • Transludica
  • Trava Truck