No Sebrae-SP, os atendimentos não param. No Vale do Paraíba (região de São José dos Campos) e Litoral Norte foram mais de 40 mil atendimentos em 2024, até o mês de outubro, sendo mais de 11 mil pessoas físicas e 10 mil pessoas jurídicas. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de que tipos de soluções a entidade oferece.
Os atendimentos oferecem diagnósticos e orientações voltadas para a gestão do negócio de forma presencial, gratuita e continuada, com avaliação de gestão básica, abrangendo temas como finanças, operações e mercado. Além disso, o Sebrae-SP oferece uma consultoria que promove o acesso de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação.
“O Sebrae-SP é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, que têm atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios”, conta Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP.
E complementa: “o Sebrae oferece um cardápio com diversos cursos, oficinas, palestras, planilhas e aplicativos para auxiliar o dono de micro e pequenas empresas, o microempreendedor individual e aqueles que sonham em abrir o próprio negócio a gerir o empreendimento com eficiência e lucratividade”.
Como a questão do tempo e deslocamento é algo importante, a entidade disponibiliza ainda cursos on-line. “Temos soluções de ensino à distância, com cursos, oficinas por celular, quiz, vídeos, e-books e podcasts totalmente gratuitos para quem quer abrir um negócio ou já tem uma empresa, além de simuladores de pagamentos e consultas sobre normas técnicas a aplicativos para a elaboração de plano de negócios, realização de diagnósticos e identificação de oportunidades de venda para o governo”, diz.
O gerente do Sebrae-SP destaca ainda o Empretec, que visa aumentar a competitividade. “O Empretec foi desenvolvido para ajudar o dono de micro e pequenas empresas a desenvolver seus pontos fortes e fracos como empreendedor na hora de tocar um negócio. Baseado em metodologias da ONU, é uma solução imersiva de seis dias para capacitação, que é reconhecida por sua eficiência”, afirma.
Inovação
“Temos ainda nossos agentes locais de inovação, do programa ALI, programa voltado para as Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte que pretendem implementar mudanças no dia a dia da empresa. Para participar, basta entrar em contato com o Sebrae e solicitar a visita gratuita para o diagnóstico”, diz Cereda.
Outra solução com foco em inovação para o pequeno negócio é o Sebraetec, programa para receber diagnósticos realizados por empresas parceiras do Sebrae, que vão também ajudam a implementar a inovação de forma rápida e econômica. “A partir dele, é possível avançar em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais”, conclui.
Clientes
Carla Cabral Gonzalez, 40 anos, da Matilha Turismo, de São José dos Campos, é uma das clientes do Sebrae-SP. “Sempre que possível faço cursos on-line pela plataforma Sebrae, já que são rápidos e de ótimo conteúdo. Já participei de palestras presenciais, atendimentos on-line e consultoria presencial, sendo a última em outubro deste ano. Todo o suporte oferecido pelo Sebrae tem me ajudado muito na caminhada do empreendedorismo. Além de todo aprendizado obtido com os cursos e palestras, o atendimento de um consultor me ajuda a enxergar com mais clareza o presente e o futuro de minha empresa e novas possibilidades, as quais sozinha eu não teria vislumbrado”, conta.
Outro cliente Sebrae que tem história para contar é Igor Moreira, 30 anos, da EvoEstágios, de Taubaté, que começou no programa ALI em 2023, está inscrito para o Empretec e tem uma colaboradora inscrita nos cursos on-line. “Além disso, estaremos pela primeira vez na Feira do Empreendedor, no Balcão de Negócios. Nossa proposta é facilitar o processo de contratação para empresas em busca de novos colaboradores e oferecer estágio para estudantes. Temos plena confiança no potencial da feira, organizada pelo Sebrae-SP, e na visibilidade que o evento proporciona, gerando excelentes oportunidades de negócios.”
Atendimento
O atendimento do Sebrae-SP acontece de forma personalizada e gratuita tanto on-line quanto presencialmente, nas agências do Vale do Paraíba (região de São José dos Campos) e Litoral Norte. A Central de Relacionamento atende pelo telefone 0800 570 0800. Assim, você pode saber qual solução, entre as oferecidas pelo Sebrae, é a ideal para o seu negócio. Saiba mais em www.sebrae.com.br.