
Entre os dias 11 e 14 de outubro ocorreu a Feira do Empreendedor 2024 (FE24), evento do Sebrae-SP que contou com mais de 100 mil visitantes. Dois deles viajaram 75,3 km, partindo da cidade de Jarinu até São Paulo para participarem pela primeira vez das atividades.
Eliane da Costa é sacoleira, trabalha com roupas femininas e infantis e conta que conheceu a Feira através dos serviços do Sebrae Aqui em Jarinu. “Para mim é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais a como usar melhor a tecnologia, como fazer venda online, por exemplo, porque eu sou bem leiga nesse assunto. Aqui é um ótimo lugar para a gente aprender um pouco mais sobre divulgação, como trabalhar e como usar o marketing a nosso favor.”, relata.
Também buscando inspiração para seu negócio, Eliane diz que sua principal missão na Feira do Empreendedor é pesquisar preços. “Eu pretendo ver se o preço que eu posso colocar na minha mercadoria está dentro do padrão das lojinhas, como é que está saindo o preço à vista, preço a prazo. Então é mais para conhecer o negócio e saber como fazer e me preparar.”
O empreendedor Maxuel Leite, fundador da MX Pratas, foi a Feira com motivações parecidas às de Eliane, mas com um foco maior em networking. “Eu estou atuando já faz praticamente dois anos nesse ramo de joias e com os cursos que eu pude fazer pelo Sebrae, nesse mundo do empreendedorismo, consegui ter uma visão muito ampla sobre como organizar o meu negócio, como gerir o meu negócio, como fazer ele alavancar e crescer ainda mais.”, comenta. “Estou aqui hoje para fazer esse networking com pessoas novas, diferentes, também conhecer conteúdos diferente para a mente e assim crescer como empreendedor.”
Para ambos, a Feira do Empreendedor trouxe muito conhecimento e novas visões sobre seus respectivos negócios. Além disso, garantiram que irão voltar na edição de 2025. “Super recomendo a vinda para a Feira. É tudo muito dinâmico, então eu acho que é importante. Além disso, tem coisas que a gente só conhece aqui. Produtos, comerciantes de outras localidades do Brasil, pessoas que vem de fora do Brasil. Então, é um aprendizado muito grande.”, finaliza Eliane.
Benefícios para a região
Para o gerente regional do Sebrae-SP em Jundiaí, Marcelo Paranzini, a Feira do Empreendedor traz muitos ganhos para a região, já que possibilita que os empresários aprendam sobre as boas práticas do empresariado apresentadas no evento e, com isso, levem todo esse conhecimento de volta para seus negócios.
“Temos clientes que são da nossa região e que estiveram na Feira expondo seus serviços, seus produtos, atingindo todo o público de visitantes nos quatro dias. Além disso, eles vão poder fazer negócios com aqueles expositores que já estão aqui e têm conexão com aqueles serviços ou produtos que a sua empresa fornece.”, diz.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangerá o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
