
A Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira (Apivale) e a Coopercentral receberam agora em setembro a certificação estadual das Cadeias Produtivas Locais (CPL) de Apicultura e de Agricultura Familiar pelo Programa SP Produz. Conquistada com apoio do Sebrae-SP, a iniciativa garante acesso a recursos e parcerias do governo do Estado para fomentar os segmentos na região. As cadeias produtivas foram classificadas como CPL’s Consolidadas, o terceiro de quatro níveis de maturidade possíveis.
“Esse reconhecimento confirma que a cadeia produtiva é estratégica para o desenvolvimento regional. Além de dar visibilidade para os produtores, associações e parceiros envolvidos, a conquista reforça que o setor tem potencial para gerar emprego, renda e movimentar a economia local”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Cárnio.
Segundo ele, com a CPL reconhecida, o território passa a ter prioridade para receber recursos e apoio técnico do Estado, como investimentos em programas de qualificação, tecnologia, infraestrutura e consultorias. “A CPL também fortalece a Governança Local, pois a certificação exige grupos gestores ou cooperativas e associações organizadas e atuantes. Além disso, projetos vinculados a CPLs reconhecidas têm mais chances de aprovação em editais e chamamentos públicos, porque já existe um diagnóstico validado e um plano de desenvolvimento aprovado”, explica Lucas.

O Sebrae-SP contribuiu com a articulação e mobilização de todos os elos das cadeias produtivas da apicultura de Juquiá e da agricultura familiar de Miracatu, orientou na construção do planejamento estratégico e do projeto encaminhado para o SP Produz. “No caso da apicultura, também oferecemos apoio técnico em reuniões e consultorias especializadas e mobilizamos a construção da governança”, revela o consultor do Sebrae-SP.
Lucas ressalta também a contribuição de outras instituições no processo, como Senai, Cati, Defesa Agropecuária, Sindicatos Rurais, Pronatu e Senar. “O próximo passo é buscar financiamento junto ao Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais. O edital de fomento do SP Produz já foi publicado e a Apivale está construindo o projeto para buscar recursos. Já a Coopercentral quer subir de categoria de classificação para madura, visando buscar um financiamento mais robusto para a agricultura familiar”, explica Lucas.
Para o conselheiro fiscal da Apivale, Waine Santos, a certificação do SP Produz representa a possibilidade de crescimento do setor na região. “Ainda mais após a conquista pela Apivale do selo de inspeção estadual, o SISP, em 2024, a consolidação da CPL representa passos largos rumo à possibilidade de expansão da apicultura do Vale do Ribeira para além de suas fronteiras”, diz o apicultor de Sete Barras. “Ainda há muito a ser feito até sermos contemplados com os recursos necessários para subsidiar a aquisição de insumos, serviços, equipamentos e capacitação técnica, tudo isso tendo como principal objetivo a profissionalização da apicultura e o aumento da produção”, afirma Waine.
Apoio do Sebrae-SP
Apicultor há sete anos, Waine Santos diz que o Sebrae-SP se tornou um grande parceiro da apicultura no Vale do Ribeira. “O Sebrae está sempre colocando à disposição da Apivale e dos apicultores aquilo que é absolutamente necessário, o conhecimento. E esse conhecimento chega até nós através de Workshops com palestras pertinentes, trazendo profissionais renomados e atuantes no cenário da apicultura brasileira, oportunidades de participação em oficinas e missões técnicas. Sem dúvida alguma o Sebrae é um grande incentivador e responsável por essa conquista da certificação”, ressalta o apicultor.
Este ano, também foram certificadas como consolidadas as cadeias produtivas locais da Pesca de Cananéia, Agrofloresta de Barra do Turvo, Turismo Sustentável de Registro e Frutas Nativas de Sete Barras. Além de contribuir com a Apivale e a Coopercentral, o Sebrae-SP auxiliou a compor os elos da cadeia produtiva local do turismo de Registro.
Outras associações e cooperativas que buscam o reconhecimento de cadeias produtivas locais também podem solicitar o apoio do Sebrae-SP no Vale do Ribeira pelo telefone whatsapp (13) 3828-5077.
-
