ASN SP
Compartilhe

Com apoio do Sebrae-SP, Unicidades reúne municípios paulistas para transformar turismo regional no Circuito Entre Serras

Terceiro encontro do projeto REPENSAR contou com 53 pessoas, em Tuiuti, a fim de acelerar o desenvolvimento turístico de 14 municípios
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP e a Agência de Desenvolvimento Regional – Unicidades receberam 53 agentes públicos e privados na Câmara Municipal de Tuiuti para avançar na construção de estratégias de desenvolvimento turístico integrado, com foco nas 14 cidades que compõem o Circuito Turístico Entre Serras e Águas e outras que se interessarem pela iniciativa. O encontro foi realizado na quarta-feira, 16 de julho.

A ação, realizada em parceria com a prefeitura local e a Federação de Canoagem do Estado de São Paulo (Fecaesp), contou com a presença do prefeito de Tuiuti, Alexandre Tadeu Gonçalves, e de representantes das prefeituras de outros municípios do Circuito, como Atibaia, Bragança Paulista, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela e Pinhalzinho.

O evento marcou o avanço do projeto REPENSAR (Reuniões Estratégicas de Planejamento do Circuito Turístico Entre Serras e Águas e Região), que já teve reuniões realizadas em Mairiporã e Nazaré Paulista.

A iniciativa é alinhada ao Cidade Empreendedora, programa do Sebrae-SP que visa acelerar o desenvolvimento dos territórios, por meio da atuação conjunta entre poder público e setor produtivo. Além de fortalecer a governança regional, o REPENSAR busca identificar vocações locais, desenvolver produtos turísticos integrados e posicionar a região como um destino competitivo no cenário estadual.

Durante o encontro, o presidente da Fecaesp, Guilherme Galvão, falou sobre os benefícios do turismo náutico esportivo e compartilhou um case de sucesso: o Campeonato Pan-Americano de Caiaque Polo de 2019 em São Miguel Arcanjo. Essa, que foi a primeira edição do campeonato em uma cidade do interior de São Paulo, atraiu atletas internacionais e movimentou setores como hospedagem e alimentação.

Fabio de Paula, gerente regional do Sebrae-SP, reforçou a importância de ter um olhar integrado para que casos como o de São Miguel Arcanjo sejam cada vez mais frequentes. “Ao colocarmos o turismo em evidência, diversos serviços e produtos locais também ficam em evidência”, disse.

Rolf Marcos Sitta, presidente da Unicidades, destacou a importância da entidade se manter ativa e continuar trabalhando para o desenvolvimento de regiões como a do Circuito Turístico Entre Serras e Águas. “Esse trabalho só é possível com a sinergia dos cidadãos, do poder público, empresários, enfim, de pessoas que queiram realmente ver a região progredindo e se desenvolvendo econômica e socialmente de uma maneira planejada e correta”.

Tuiuti
Parte do Circuito Turístico Entre Serras e Águas, a cidade de Tuiuti, de acordo com estimativas do IBGE de 2024, conta com 6.947 habitantes, sendo considerada uma das menores da região.

Oscar Pavesi, secretário de Turismo, Cultura e Juventude do município, lembrou no evento que as principais vocações turísticas do município estão nos âmbitos religioso, rural, gastronômico e esportivo. “Ficamos muito felizes pelo REPENSAR estar tomando forma, porque não só temos vontade como precisamos desenvolver e explorar o potencial turístico de Tuiuti. Merecemos ser reconhecidos como um polo turístico importante do estado de São Paulo”, comentou.

Próximos passos
Os encontros do REPENSAR vão passar por mais cinco municípios – que ainda serão definidos – até o final do ano. De acordo com Pedro Teles, consultor de negócios do Sebrae-SP e idealizador do projeto, “o propósito dessas reuniões mensais é cada vez mais chamar atenção dos empreendedores da região para que eles sejam os verdadeiros protagonistas dessas ações”.

O secretário de Turismo Esporte e Juventude de Mairiporã, Fernando Brandão, concordou. “O empresário precisa estar muito envolvido nesse tipo de ação para que, em conjunto com o poder público, possa alcançar suas metas, como aumento de faturamento. A partir desse tipo de parceria e com cada um sabendo o que pode ser feito, todo mundo sai ganhando”.

Para saber mais e esclarecer dúvidas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 2475-6627.

-

  • Circuito Turístico entre Serras e Águas
  • REPENSAR
  • sebrae-sp
  • Unicidades