
Uma startup de Americana participou do Web Summit Lisboa na última semana, com apoio do Sebrae-SP, por meio do programa Sebrae for Startups. O evento, realizado de 10 a 13 de novembro na capital portuguesa, reúne empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria.
A Pump é uma startup que conecta profissionais da saúde aos seus clientes, funcionando como um marketplace do setor. A ferramenta possibilita aos profissionais mais visibilidade e organização, e para os clientes, oferece uma busca inteligente com suporte de inteligência artificial para busca de profissionais por meio de texto, áudio ou filtros personalizados, com informações, agendamento e pagamento na mesma plataforma.
Além dela, outras 22 startups paulistas participaram do evento. A iniciativa de levar uma delegação visa promover a internacionalização, networking estratégico e o acesso a investidores globais. Lá, a startup que sonha em conquistar o mundo encontrou inspiração, conhecimento e conexões que podem acelerar seu crescimento e abrir portas para novos mercados.
Para Luan Barca, CEO e fundador da Pump, a experiência de participar do Web Summit foi positiva, especialmente a troca de experiência com outras startups brasileiras e com pessoas do mundo inteiro. “Fizemos contatos que com certeza vão voltar para o Brasil, para fazer parcerias e fechar negócios. O que eu mais achei produtivo foi esse networking com pessoas do mundo inteiro. É sensacional poder ver como as pessoas de várias nacionalidades enxergam um negócio”, explica. “Estou até com uma reunião marcada com uma das empresas que eu conversei em Lisboa”, completa.
Ele também elogiou a presença brasileira no evento: “É o país se posicionando como uma potência que vai enviar startups para o mundo, para que a gente cresça não só como nação, mas leve a cultura do empreendedorismo brasileiro para o mundo inteiro.”
Para Vitor Santos, consultor de negócios do Sebrae-SP, é motivo de orgulho ter uma startup da região de Piracicaba no evento, além de ser uma oportunidade excelente. “O Web Summit traz uma visibilidade muito importante para essas empresas que querem começar a internacionalizar o negócio, expandir, criar parcerias estratégicas e conquistar novos mercados. Além disso, no cenário nacional, a startup passa a ser vista com outros olhos por clientes, parceiros e investidores, fortalecendo sua imagem e elevando as chances de sucesso.”
Sobre o Web Summit
O Web Summit Lisboa é reconhecido como o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, reunindo anualmente milhares de participantes, entre startups, investidores, governos, grandes empresas e líderes globais. Durante quatro dias, o evento se transforma em uma vitrine internacional para tendências em inteligência artificial, sustentabilidade, fintechs, transformação digital e empreendedorismo.
-
