ASN SP
Compartilhe

Centro-oeste paulista fecha 2024 com mais de 16 mil alunos atendidos pelo JEPP do Sebrae-SP

Programa que promove a educação empreendedora esteve presente em vinte municípios atendidos pelo ER Bauru; inscrições para 2025 estão abertas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Com o objetivo de despertar o empreendedorismo por meio de métodos de aprendizagem lúdica que trabalha o autoconhecimento, o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae-SP esteve presente, em 2024, em vinte municípios que assinaram o termo de adesão para sua implantação na grade curricular do ensino básico, atendendo 16.414 alunos no centro-oeste paulista.

O Sebrae-SP, por meio do escritório em Bauru, oferece suporte aos professores, capacitando-os para aplicar a metodologia da educação empreendedora em sala de aula e cede as apostilas para as escolas públicas que são trabalhadas no decorrer do ano letivo. As inscrições para o JEPP 2025 estão abertas.

JEPP Boraceia (11)

No decorrer do ano letivo, os professores aplicaram a metodologia em sala de aula. As feiras para exposição e comercialização dos trabalhos desenvolvidos nas aulas do projeto foram realizadas no segundo semestre com participação de alunos dos municípios de Agudos, Barra Bonita, Bariri, Balbinos, Boraceia, Borebi, Bocaina, Cafelândia, Dois Córregos, Guarantã, Guaiçara, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí e Uru. 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-SP para o ensino fundamental tem o objetivo de estimular o autoconhecimento, a busca por novas aprendizagens e o espírito de coletividade, alinhando-se aos quatro pilares da educação da Unesco. Além disso, promove a autonomia dos alunos e a gestão de suas próprias vidas.

Municípios e instituições de ensino privados interessados em implementar a pedagogia do JEPP devem procurar o Sebrae-SP mais próximo para discutir a parceria e assinar o termo de adesão. A capacitação dos professores, com duração de 45 horas, pode ser dividida entre o primeiro e o segundo ciclo do ensino fundamental, garantindo a formação adequada para a condução do programa.

  • Jepp