O cooperativismo como agente de desenvolvimento local será o tema da palestra de João Carlos Leite, proprietário da Queijaria Roça da Cidade e case de sucesso na Serra da Canastra. A palestra será no dia 21 de março, às 19h, no Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), e faz parte da programação da 1ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas.
A ação é realizada pelo Sinbi, Unisinbi, Associação Comercial e Industrial de Birigui (Acib) e Sebrae-SP. Podem participar empresários, gestores, líderes, estudantes e profissionais interessados no tema.
João Carlos Leite é fundador e atual presidente do Sicoob Sarom, ganhador do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo em 2011 e membro de uma das maiores organizações mundiais do Queijo, Guilde Internationale des Fromagers.
O queijo canastra é um case de sucesso do trabalho na Serra da Canastra, a partir da atuação da cooperativa de crédito, Associação dos Produtores de Queijo da Canastra e parceiros na promoção do desenvolvimento territorial, com foco no trabalho de valorização do queijo canastra como patrimônio Mineiro e Nacional.
A palestra será no Sinbi, localizado na Rua Roberto Clark, 460. As inscrições podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/evento/palestra-cooperativismo-como-agente-de-desenvolvimento-local/2364936. Outras informações pelo telefone (18) 3649-8000.
Fórum
A palestra vai encerrar a programação da 1ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado de São Paulo. O fórum é formado por um colegiado para fomentar os processos de valorização de produtos por meio da diferenciação de mercado. Estão previstas palestras, apresentações e visitas ao Pró-Criança e aos monumentos do calçado.
As indicações geográficas (IGs) e marcas coletivas (MC) são estratégias que vinculam determinado produto a um território ou a uma característica própria reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Estado de São Paulo conta com sete produtos com a IG reconhecida: o café da Alta Mogiana, o calçado de Franca, o café da região de Pinhal, a cerâmica artística de Porto Ferreira, o café da região de Garça, o calçado infantil de Birigui e a uva niagara rosada de Jundiaí.