Como sempre bordou e pintou, a empreendedora Gisleine Pereira estava em busca de algo que usasse as mãos e encontrou uma oportunidade nos moldes de silicone para confeitaria. De um início mais informal, a Flexarte cresceu e hoje tem sede própria e funcionários, em São Paulo. A empresa, criada em parceria com o marido Emiliano Martinelli, produz 10 mil moldes por mês e já vendeu mais de 1 milhão de moldes desde a abertura.

A jornada de crescimento foi tema do Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP, que compartilha histórias reais de superação, aprendizado e transformação.
“Quando falo que comecei informalmente é porque eu tinha o sonho de ter uma empresa, mas não tinha nada certo ainda porque tínhamos outra fonte de renda. Meu marido fazia alguns moldes de silicone para o hobby dele e com a sobra ele fazia alguns moldes para mim. Eu tirava foto do meu jeito e publicava no Facebook, em 2010”, conta Gisleine.

Mas foi durante um curso de culinária em 2014 e com a empresa familiar com dificuldades que Gisleine conheceu uma forma de silicone francesa apresentada pelo convidado do curso e resolveu investir de vez no produto.
“Cheguei em casa e falei para o meu marido químico e arteiro se dava para fazer”, lembrou. O início da empresa foi em um espaço de 60 metros quadrados. Hoje, estão em um espaço quase sete vezes maior. Durante a trajetória, a empresa contou com auxílio do Sebrae-SP.

Um dos aprendizados mais marcantes para Gisleine foi relacionado às vendas. “Acabamos fazendo tudo meio de qualquer jeito, na ânsia de fazer dar certo. Depois dos cursos, aprendi a colocar em uma planilha, literalmente em um quadro. As coisas começaram a ter um começo e um meio para conseguir chegar a um final, no modo de falar, com mais excelência”, ressaltou.
“Em vários momentos a gente pensa em desistir. Tem dias que são mais fáceis, outros mais complicados. Mas nessas horas mais difíceis, eu penso em todas as clientes, amigas, parceiros e mudo de ideia”, completa.
