ASN SP Atualização
Compartilhe

Café com empreendedoras marca lançamento do Programa Potência Negra no Vale do Ribeira

Realizado pelo Sebrae-SP, programa vai fortalecer o potencial empreendedor das mulheres negras da região
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

Por muito tempo, ela alisou os cabelos crespos. No desafio da transição capilar, quando decidiu retomar a própria identidade, Sollange Ramos também se descobriu empreendedora. “Fiz um curso on-line para aprender a cuidar do meu cabelo mesmo, porque não encontrava especialista em Juquiá. Até que meu marido me incentivou a fazer isso como profissão”. A força de Sollange, que transformou a dificuldade em degrau para abrir o próprio negócio, se multiplica com a união de outras empreendedoras que também participaram do lançamento do Programa Potência Negra no Vale do Ribeira.

Realizado pelo Sebrae-SP no dia 7 de outubro em Registro, o encontro foi um espaço de escuta e acolhimento. “Para mim foi uma experiência incrível, de muita troca, muita representatividade. Foi uma alegria ver tantas mulheres negras empreendendo, compartilhando suas histórias, mostrando a força. Foi inspirador”, revela Sollange, cabelereira especializada em tranças e cabelos cacheados, dona do próprio salão de beleza há dois anos.

“Esse projeto é muito importante porque dá visibilidade e voz também para nós, mulheres negras do Vale, que estamos construindo nossos negócios com tanto esforço, talento, amor e não somos reconhecidas. É um espaço que mostra que a nossa potência move e transforma. Eu saí do encontro encantada, me senti muito feliz e ainda mais fortalecida para continuar empreendendo e inspirando outras mulheres também”, afirma a cabeleireira.

Fortalecer ainda mais o potencial empreendedor das mulheres negras é o propósito do programa Potência Negra do Sebrae-SP. “Nesse primeiro encontro, conseguimos identificar, por meio dos relatos dessas mulheres, que muitas ainda enfrentam dificuldades na gestão de seus negócios. Por isso, o objetivo do Sebrae é oferecer o máximo de capacitação possível, para que elas se sintam mais preparadas para lidar com as questões empreendedoras do dia a dia e alcancem o sucesso que merecem”, explica a analista de negócios do Sebrae-SP, Aline Magalhães.

Segundo ela, o próximo passo é realizar uma série de encontros onde serão abordados temas fundamentais para o crescimento dos negócios, como formalização, fluxo de caixa, precificação, marketing e comportamento empreendedor. “Queremos dar visibilidade às empreendedoras negras da nossa região e reconhecer o poder transformador que elas representam. Tivemos uma troca muito rica e vamos fortalecer ainda mais o potencial dessas mulheres incríveis”, afirma Aline.

A empreendedora de Registro, Andrea Rocha, diz que já está ansiosa pelo próximo encontro do Programa. “Eu saí super renovada e energizada. Me senti muito acolhida nesse projeto que eu sei que vai dar certo, que vai trazer frutos para o meu espaço, para o meu negócio. Tenho certeza de que eu vou crescer e aprender muito, que vai ser grandioso”.

Para participar do Programa Potência Negra basta preencher o cadastro no link.

  • empreendedorismo feminino
  • Potência Negra
  • sebrae-sp