ASN SP
Compartilhe

Black Friday deve beneficiar 68 mil pequenos negócios paulistas, mostra pesquisa do Sebrae-SP

Presença digital e preparação estratégica serão decisivas para micro e pequenas empresas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A Black Friday 2025 deve impulsionar o ecossistema empreendedor em São Paulo com mais de 68 mil pequenos negócios favorecidos pelas vendas do período, segundo a pesquisa “Black Friday 2025 – Quem compra do pequeno”, do Sebrae-SP. Do total, 36,7 mil são micro e pequenas empresas e 31,4 mil são MEIs.

O levantamento aponta um consumidor mais disposto a gastar: 58% dos paulistas pretendem comprar mais do que no ano passado, com ticket médio de R$ 1.639,60. O planejamento também cresceu, 47% começam a pesquisar até três meses antes, enquanto até 24% iniciam buscas com quatro a seis meses de antecedência.

As categorias mais procuradas são roupas e acessórios (49%), beleza (42%), eletrônicos (39%) e eletroportáteis (35%). A jornada de compra segue majoritariamente digital, com 44% pesquisando em sites ou aplicativos, 44% em redes sociais e 41% em marketplaces. A confiança nas ofertas online também aumenta: 74% acreditam que os maiores descontos estão na internet. Apesar disso, o varejo físico segue relevante, 27% preferem comprar presencialmente.

A pesquisa também aponta como os consumidores pretendem financiar suas compras: 25% devem usar parte do 13º salário, enquanto o PIX lidera como principal meio de pagamento (66%).

Para o gerente do Sebrae-SP em Araraquara, Luiz Andia Filho, o cenário representa uma oportunidade concreta para pequenos empreendedores se destacarem. “A Black Friday permite que o pequeno negócio ganhe visibilidade, conquiste novos clientes e fortaleça sua marca. Quem se prepara com antecedência e investe em estratégias digitais tem muito mais chances de aumentar vendas e fidelizar consumidores”, afirma.

  • black friday;