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Após consultorias de gestão, negócio muda organização da loja e aumenta o faturamento

Dono da Mundo Animal, loja de produtos e serviços para animais, Marcos Eduardo Bruno, conta as mudanças feitas na empresa com ajuda do Sebrae-SP
Por Rogério Lagos
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Há seis anos trabalhando no ramo e há três como dono da Mundo Animal, loja de produtos e serviços para animais, Marcos Eduardo Bruno tem visto a melhoria na gestão da empresa se transformar em bons resultados. O negócio, localizado em Itapeva, no interior de São Paulo, começou em um espaço de 80 m² e atualmente ocupa 1,1 mil m² na região central da cidade. É possível concluir que a empresa vem evoluindo nos últimos anos, mas não necessariamente de forma organizada. “De fato, crescemos em dimensão, em vendas, mas não acompanhamos o crescimento na estrutura do negócio. Com o apoio do Sebrae, organizamos 100% a loja e aumentamos em 20% o nosso faturamento em apenas 90 dias. Não esperava tanto em tão pouco tempo. Está sendo fantástico”, comemora o empresário.

Mas o que a Mundo Animal fez de diferente para aumentar o faturamento de um negócio que já estava indo bem? O mercado por si só ajuda: de acordo com o IBGE, são mais de 132 milhões de animais de estimação no País. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) calcula que o mercado de produtos pet no Brasil deve atingir a marca de R$ 20 bilhões de faturamento em 2020. Além disso, Marcos oferece produtos e serviços da linha agro, como rações e vacinas para cavalos e bois, que tem forte demanda na região.

O consultor de negócios do Sebrae-SP Alisson Rezende foi o responsável pelo atendimento da Mundo Animal. Ele explica que o empresário realizou 68 horas de consultorias entre agosto e novembro de 2019 em áreas como finanças, marketing, gestão de pessoas, planejamento e controle de estoque. “O Marcos tinha a noção de que as áreas de conhecimento de gestão são integradas. Uma empresa não possui apenas finanças ou marketing. Com isso sua gestão ficou muito mais eficiente. O grande mérito dele foi executar o plano de ação dentro do prazo e até antecipar alguns pontos. Outros empresários começam e param no meio”, explica.

Já são cinco meses colocando o aprendizado em prática. Duas das mudanças mais significativas foram na disposição dos produtos de maneira geral e nas chamadas pontas de gôndolas. Não havia uma estratégia, mas hoje tudo é pensado visando auxiliar os clientes e, claro, aumentar o faturamento. Marcos explica que antes as rações para gatos e cachorros ficavam no mesmo corredor. A partir da orientação do Sebrae, passaram a separá-las e inserir produtos correlacionados no mesmo corredor.

“Antes o cliente pegava a ração e ia embora. Hoje ele pega a ração e também um comedor e um xampu, por exemplo. Na primeira semana, já identificamos crescimento de 10% por conta dessas orientações”, destaca o empresário. As pontas de gôndolas, segundo Rezende, são áreas nobres, com grande visualização por parte dos clientes. Portanto, nesses espaços deveriam ficar produtos que ofertassem uma maior margem de lucro. “Uma vez definido quais eram esses produtos, o empresário procurou os fornecedores e mostrou a eles a importância da ponta de gôndola, que passaram a pagar para utilizar esse espaço. Além de expor os produtos certos no local, a Mundo Animal passou a faturar também nos acordos com os fornecedores pelos pontos de vendas”, explica Rezende.

Outro ponto melhorado foi o controle de estoque. “Não tínhamos controle de estoque, de entrada e saída de mercadorias. Muitas vezes vendíamos sem cadastrar um produto, até sem definir o preço corretamente”, admite. “O Alisson foi muito atencioso, sempre buscando soluções. Foi no ponto-chave do controle de estoque e conseguiu resolver”, comemora.

Até o momento, a Mundo Animal já colocou em prática algumas técnicas de visual merchandising, como iluminação, exposição de produtos, definição de áreas nobres, produtos correlacionados, mudanças de layout e a inserção de itens para a venda por impulso próximos às áreas de checkout. Os próximos passos do plano de ação contemplam as técnicas de marketing digital, aumentando a presença nas redes sociais e na formatação do site.

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O Sebrae-SP oferece consultorias focadas em marketing, finanças, gestão de pessoas, entre outras, inclusive de forma remota e gratuita. Entre em contato para agendar a sua pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo chat bit.ly/faleconoscosp.

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