Palestras sobre empreendedorismo, associativismo, boas práticas agrícolas, cafés especiais, cultura da batata e do abacate nortearam o 1º Encontro de Produtores Rurais, promovido pela Associação de Produtores Rurais de Águas da Prata – Prata Rural – e apoiado pelo Sebrae-SP.

Durante três sábados – dia 15, no Salão Paroquial do Distrito de São Roque da Fartura; dia 22, no Espaço Boca do Leão, na Fonte Platina; e dia 29, no Salão Paroquial do Marco Divisório -, mais de 100 pessoas estiveram reunidas em torno de um objetivo único: fortalecer a agricultura local e trocar conhecimento. O evento contou com produtores, apoiadores, patrocinadores e autoridades, entre elas, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Promotora do encontro, a Associação Prata Rural destaca a participação ativa de produtores e as possibilidades de trocarem experiências, enaltecendo os temas abordados, a qualidade dos palestrantes e os resultados imediatos da iniciativa.

“Com esses três encontros, consolidamos um trabalho que está apenas começando. Foi feito um cadastro de produtores para futuros contatos que poderão ser nossos parceiros na Prata Rural. Vamos incentivar a criação e o fortalecimento de comissões por atividade, como já ocorre nas cadeias produtivas de café, vinho, batata, frutas, horticultura, mel, pecuária de leite e corte. Queremos que cada produtor tenha voz e acesso a mais oportunidades, fortalecendo nossa agricultura e nossa economia”, destacou Nadilene de Andrade, presidente da Prata Rural.
A liderança da associação ainda agradeceu o apoio dos parceiros institucionais, assim como os patrocinadores e organizadores do evento. “Foram fundamentais para o sucesso dessa jornada. A Prata Rural segue firme no propósito de unir, organizar e impulsionar nossos produtores rumo a um futuro mais próspero e sustentável”, complementou.
O prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, participou e classificou o evento como fundamental para a cadeia produtiva da estância hidromineral. “Águas da Prata tem um setor agrícola bem atuante e produtivo. São pessoas que colaboram e muito com a economia da cidade e precisam de todo o apoio e incentivo. A Prata Rural está de parabéns pela iniciativa”, disse.
Para Michelle Sabino, consultora de negócios do Sebrae-SP, o evento reforçou a importância da vocação rural da região, e que Águas da Prata está comprometida com a valorização da agricultura local, o incentivo ao associativismo e o fortalecimento do empreendedorismo. “Os mais de 100 participantes trocaram conhecimentos e boas práticas, evidenciaram o momento importante para investir no cultivo de produtos com diferencial de qualidade propiciado pelo tipo de clima e solo característico da cidade. Entre os resultados, tivemos o interesse em novas culturas. Um exemplo é que quatro empresários se interessaram em vinicultura e vinho, cafés especiais e abacate, além de incentivo à agroindústria e fortalecimento da marca Prata Rural”, afirmou.
Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae-SP, menciona que estes encontros fortalecem o setor e incentivam os produtores à participação conjunta em benefício das comunidades em que atuam. “O propósito do Sebrae é o de sempre, apoiar iniciativas que vão ao encontro dos empreendedores, particularmente dos produtores rurais da nossa região, os quais desempenham trabalho significativo para fortalecer a economia das cidades, atuando em consonância com o poder público, favorecendo negócios, girando a economia, gerando renda, desde o campo até a ponta: o consumidor”, finalizou.

Além do Sebrae-SP, a iniciativa contou com apoio institucional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Prefeitura de Águas da Prata, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Sindicato Rural Patronal de São João da Boa Vista, por meio da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar).
O evento ainda teve patrocínio ouro do Banco Bradesco e Agro F. – empresa parceira do produtor rural, bem como patrocínio bronze da Bolsa Irriga, Agro Mais Comercial e Representações Agrícolas, Techdrone – Pulverização e Mapeamento Agrícola, Águas Prata, Água Fonte Platina e Água Mirante. O encontro também contou com organização da equipe da Fazenda da Prata – e Agricultores Sustentáveis (RAS).
Prata Rural
A Associação de Produtores Rurais de Águas da Prata – Prata Rural tem como missão apoiar, organizar e fortalecer os produtores rurais da estância hidromineral. Na prática, a entidade tem como principais objetivos: cadastro de produtores (mapear e organizar todos os produtores locais, incluindo proprietários, arrendatários e meeiros); estímulo ao associativismo (incentivar a criação de grupos produtivos para facilitar o acesso a informações e promover um crescimento mais estruturado); criação de comissões por atividade (formar grupos especializados em diferentes áreas, como horticultura, abacate, café, pecuária e batata); e capacitação e tecnologia (oferecer treinamentos contínuos para que os produtores tenham acesso às melhores práticas agrícolas e novas tecnologias).
