ASN SP
Compartilhe

Apoiado pelo Sebrae-SP, 1º Encontro de Produtores Rurais reúne mais de 100 participantes em Águas da Prata

Evento ocorreu durante três sábados, nos dias 15, 22 e 29 de março, e debateu associativismo, boas práticas agrícolas, entre outros temas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Palestras sobre empreendedorismo, associativismo, boas práticas agrícolas, cafés especiais, cultura da batata e do abacate nortearam o 1º Encontro de Produtores Rurais, promovido pela Associação de Produtores Rurais de Águas da Prata – Prata Rural – e apoiado pelo Sebrae-SP.

Foto: Divulgação/Sebrae-SP

Durante três sábados – dia 15, no Salão Paroquial do Distrito de São Roque da Fartura; dia 22, no Espaço Boca do Leão, na Fonte Platina; e dia 29, no Salão Paroquial do Marco Divisório -, mais de 100 pessoas estiveram reunidas em torno de um objetivo único: fortalecer a agricultura local e trocar conhecimento. O evento contou com produtores, apoiadores, patrocinadores e autoridades, entre elas, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Promotora do encontro, a Associação Prata Rural destaca a participação ativa de produtores e as possibilidades de trocarem experiências, enaltecendo os temas abordados, a qualidade dos palestrantes e os resultados imediatos da iniciativa.

Foto: Divulgação/Sebrae-SP

“Com esses três encontros, consolidamos um trabalho que está apenas começando. Foi feito um cadastro de produtores para futuros contatos que poderão ser nossos parceiros na Prata Rural. Vamos incentivar a criação e o fortalecimento de comissões por atividade, como já ocorre nas cadeias produtivas de café, vinho, batata, frutas, horticultura, mel, pecuária de leite e corte. Queremos que cada produtor tenha voz e acesso a mais oportunidades, fortalecendo nossa agricultura e nossa economia”, destacou Nadilene de Andrade, presidente da Prata Rural.

A liderança da associação ainda agradeceu o apoio dos parceiros institucionais, assim como os patrocinadores e organizadores do evento. “Foram fundamentais para o sucesso dessa jornada. A Prata Rural segue firme no propósito de unir, organizar e impulsionar nossos produtores rumo a um futuro mais próspero e sustentável”, complementou.

O prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, participou e classificou o evento como fundamental para a cadeia produtiva da estância hidromineral. “Águas da Prata tem um setor agrícola bem atuante e produtivo. São pessoas que colaboram e muito com a economia da cidade e precisam de todo o apoio e incentivo. A Prata Rural está de parabéns pela iniciativa”, disse.

Para Michelle Sabino, consultora de negócios do Sebrae-SP, o evento reforçou a importância da vocação rural da região, e que Águas da Prata está comprometida com a valorização da agricultura local, o incentivo ao associativismo e o fortalecimento do empreendedorismo. “Os mais de 100 participantes trocaram conhecimentos e boas práticas, evidenciaram o momento importante para investir no cultivo de produtos com diferencial de qualidade propiciado pelo tipo de clima e solo característico da cidade. Entre os resultados, tivemos o interesse em novas culturas. Um exemplo é que quatro empresários se interessaram em vinicultura e vinho, cafés especiais e abacate, além de incentivo à agroindústria e fortalecimento da marca Prata Rural”, afirmou.

Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae-SP, menciona que estes encontros fortalecem o setor e incentivam os produtores à participação conjunta em benefício das comunidades em que atuam. “O propósito do Sebrae é o de sempre, apoiar iniciativas que vão ao encontro dos empreendedores, particularmente dos produtores rurais da nossa região, os quais desempenham trabalho significativo para fortalecer a economia das cidades, atuando em consonância com o poder público, favorecendo negócios, girando a economia, gerando renda, desde o campo até a ponta: o consumidor”, finalizou.

Foto: Victor Hugo

Além do Sebrae-SP, a iniciativa contou com apoio institucional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Prefeitura de Águas da Prata, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Sindicato Rural Patronal de São João da Boa Vista, por meio da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar).

O evento ainda teve patrocínio ouro do Banco Bradesco e Agro F. – empresa parceira do produtor rural, bem como patrocínio bronze da Bolsa Irriga, Agro Mais Comercial e Representações Agrícolas, Techdrone – Pulverização e Mapeamento Agrícola, Águas Prata, Água Fonte Platina e Água Mirante. O encontro também contou com organização da equipe da Fazenda da Prata – e Agricultores Sustentáveis (RAS).

Prata Rural
A Associação de Produtores Rurais de Águas da Prata – Prata Rural tem como missão apoiar, organizar e fortalecer os produtores rurais da estância hidromineral. Na prática, a entidade tem como principais objetivos: cadastro de produtores (mapear e organizar todos os produtores locais, incluindo proprietários, arrendatários e meeiros); estímulo ao associativismo (incentivar a criação de grupos produtivos para facilitar o acesso a informações e promover um crescimento mais estruturado); criação de comissões por atividade (formar grupos especializados em diferentes áreas, como horticultura, abacate, café, pecuária e batata); e capacitação e tecnologia (oferecer treinamentos contínuos para que os produtores tenham acesso às melhores práticas agrícolas e novas tecnologias).

  • Águas da Prata
  • Encontro de Produtores Rurais
  • sebrae-sp