Um grupo de apicultores do Vale do Ribeira teve a oportunidade de participar da Brasil Honey Show, um dos maiores eventos do setor Apis do Brasil reunindo as áreas de apicultura, café, cacau e queijos, trazendo também os segmentos de máquinas e equipamentos, tecnologia e inovação, legislação e comércio nacional e internacional. A ação aconteceu no município paulista de Botucatu entre os dias 27 e 29 de outubro.
Durante o evento, os apicultores do Vale do Ribeira se atualizaram tecnicamente por meio de palestras de grandes nomes da apicultura brasileira e temas pertinentes ao dia a dia da gestão da produção, como os requisitos para registro de unidade de beneficiamento de produtos das abelhas; desafios e visão do futuro da apicultura paulista; manejo das doenças e parasitas no apiário; os impactos climáticos da cultura do café e laranja em São Paulo e a polinização assistida; entre outros.
O evento também contou com estandes de exposição de fornecedores de materiais e equipamentos do segmento, inovações, produtos tradicionais, temperos, sabonetes, produtos de beleza, pães, bebidas, tudo tendo o mel como base para a produção. A harmonização do mel com queijos e cafés também teve espaço tanto entre os expositores quanto nos workshops evidenciando o uso e agregando valor ao produto.
“Levar os apicultores do Vale do Ribeira nessa missão foi de extrema importância para a atualização técnica de todos, mas também pelo networking e troca de aprendizados entre eles mesmos e também com apicultores de outras regiões de São Paulo”, destaca o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Nogueira. Além de representantes do Vale, o evento contou com grupos de Botucatu, Ourinhos e Piracicaba. “Nossos apicultores se uniram ainda mais em busca de objetivos em comum para o desenvolvimento da atividade no Vale do Ribeira”, completa Nogueira.
A missão técnica para o evento foi proposta dentro do projeto de apicultura realizado entre Sebrae-SP e Sindicato Rural de Juquiá e aprovada em reunião com apicultores e meliponicultores da APIVALE no início de 2023. A ação também faz parte das práticas do plano de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira valorizando a produção local proporcionando acesso a novos mercados e aumento de competitividade para os pequenos produtores do Vale do Ribeira.