
O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Sebrae Aqui, realizou no último dia 31 de maio, em Apiaí, uma feira colaborativa que reuniu 11 expositores locais, os quais puderam apresentar e vender seus produtos artesanais durante o plantão de atendimento da Semana do MEI.
O resultado foi incrível: mais de R$ 1,5 mil em vendas realizadas em apenas um dia, além de muita troca de experiências, fortalecimento da rede de artesãos e visibilidade para o artesanato local. “A ação reforçou o potencial econômico e cultural do setor como fonte de renda e empreendedorismo na região. Essa iniciativa mostra que, com apoio e organização, é possível gerar impacto real na vida dos pequenos empreendedores”, enfatiza o analista de negócios do Sebrae-SP, Raphael Gustavo.

O prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional se encerrou no sábado (31) e quem deixou para a última hora, contou com o apoio da equipe do Sebrae-SP, que realizou atendimento a quem ainda tinha dúvidas e não sabia como entregar o documento à Receita Federal. Apiaí fechou a semana com 22 atendimentos relacionados ao documento fiscal.
Raphael Gustavo fez um balanço dessa iniciativa: “Realizamos alguns atendimentos aos Microempreendedores Individuais (MEIs), os quais ainda não haviam entregado a declaração anual e por meio de uma parceria com os artesãos, que se uniram para a realização da feira, pudemos oferecer um evento diferente na cidade, atraindo muita gente. A iniciativa representou uma importante oportunidade para o fortalecimento do artesanato local, a geração de renda e o estímulo ao empreendedorismo criativo na região”.
Para a expositora Bruna Campos, que fabrica velas aromáticas e aromatizantes para ambientes, o evento foi bastante proveitoso e lucrativo. “Gostei muito de ter participado, foi uma troca incrível, tanto com os outros expositores, quanto com os clientes da feira. Essa é uma iniciativa incrível, que com certeza irei participar mais vezes. Além de poder mostrar o meu trabalho, consegui vender meus produtos”, declara.

Jaqueline Looze, que confecciona peças em cerâmica e argila, conta que a feira superou as suas expectativas e que era um sonho poder participar. “Vender na feira em Apiaí, era algo que nós, do Ateliê Arte Looze, queríamos a muito tempo. Minha mãe (Diná) vivia falando sobre isso e nem acreditamos quando o Sebrae-SP entrou em contato conosco. Aceitamos de primeira, sem sombra de dúvida. A iniciativa foi muito legal, porque o público maior são os próprios munícipes e é de extrema importância que quem more aqui, conheça o que tem na cidade, com que qualidade é oferecido, como é o atendimento e tantas outras coisas que conseguimos expressar quando estamos fisicamente em uma feira. Isso é maravilhoso, porque acabamos entendendo melhor o público e mesmo que eles não comprem, o importante é conhecerem e saberem o que tem. Quando chegar alguém querendo comprar, eles vão saber falar e nos indicar. Consegui vender meus produtos, mesmo sendo um dia frio e de pouco movimento, saímos muito alegres com a venda e com a divulgação que conseguimos fazer. Gostaria muito que acontecesse mais eventos como esse junto com a feira livre, uma vez por mês seria perfeito”, comentou a artesã.
-
