ASN SP
Compartilhe

Alto Tietê tem oito projetos na disputa do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Seis municípios da região participam da etapa estadual da premiação, que será anunciada em março, na capital paulista
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Seis municípios do Alto Tietê concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Ao todo, oito projetos da região disputam a etapa estadual da premiação, que reconhece boas práticas executadas pelas administrações municipais de todas as regiões do Estado. O evento que anunciará as iniciativas vencedoras ocorre no dia 17 de março, na capital paulista.

Nesta edição, o prêmio vai reconhecer projetos implementados em nove categorias. São elas: Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Turismo & Identidade Territorial, Sustentabilidade & Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural e Gestão Inovadora. As ações concorrentes foram executadas entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025.

No Alto Tietê, Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos disputam com um projeto de Inclusão Socioprodutiva, assim como Itaquaquecetuba, que também concorre com uma ação na área de Simplificação. Já Mogi das Cruzes representa a região com uma iniciativa de Inclusão Socioprodutiva e outra de Turismo & Identidade Territorial. Poá participa com um projeto da Sala do Empreendedor, enquanto Suzano concorre na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente.

As iniciativas premiadas com o primeiro lugar nas nove categorias disputam a etapa nacional do prêmio, prevista para junho de 2026. “As prefeituras são parceiras estratégicas do Sebrae-SP. Atuamos com um objetivo comum: gerar impacto para a nossa região, que é referência em diversas áreas como comércio, serviços, indústria, turismo e agronegócio. O prêmio reconhece a atuação das cidades em prol do desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo”, reforça a gerente do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.

Entre os critérios de avaliação do prêmio estão: impacto no público-alvo, relevância do problema, inovação e criatividade, perenidade e institucionalização, participação e inclusão, capacidade de atuação em rede, potencial de replicação, comunicação e transparência, além de avaliação e monitoramento.

Em 20 anos de trajetória, o PSPE já contabilizou mais de 14 mil iniciativas inscritas em todo o Brasil. A proposta é aprimorar o ambiente de negócios, estimular a inovação no setor público e reconhecer iniciativas, valorizar boas práticas e inspirar novos projetos.

  • Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora