Com foco no empreendedorismo, o Agenda São Carlos promoveu um debate sobre o futuro econômico da região. Realizado nesta terça-feira (21), o evento contou com a presença do prefeito Netto Donato, do Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, e do copresidente do Grupo EP, André Coutinho Nogueira, em um painel que discutiu os caminhos para fortalecer o ecossistema local de inovação.

Durante o encontro, Vinholi destacou o papel da transformação tecnológica no crescimento regional. “A inovação deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. O Prêmio Nobel de Economia deste ano reconheceu pesquisadores que demonstraram que a inovação é a grande moeda dos nossos tempos. Vão prosperar as cidades e economias que conseguirem fazer suas ideias florescerem, e não apenas aquelas que têm recursos”, afirmou o Diretor Técnico do Sebrae-SP.
Vinholi frisou que a integração entre governo, universidades e setor produtivo é essencial. “É fundamental que o poder público não seja uma barreira, mas sim um propulsor da nova economia. São Carlos é um exemplo disso: reúne pesquisa aplicada, empreendedorismo e um ambiente de negócios que estimula a criatividade e o desenvolvimento sustentável”, observou.
Para ele, o Brasil vive um momento decisivo. “Estamos no 54º lugar no ranking global de inovação e sabemos que ainda há muito por ser feito, mas temos um potencial imenso, especialmente em áreas como bioenergia e biocombustíveis, que estarão em destaque na COP30. São Carlos tem todas as condições de liderar essa transição e ser referência em sustentabilidade e tecnologia”, completou.
O prefeito Netto Donato ressaltou o protagonismo da cidade no cenário nacional. “A cidade pulsa tecnologia e inovação. Hoje temos 235 startups, uma para cada 1.093 habitantes, índice superior ao de Israel, referência mundial no setor. Esse resultado vem do esforço conjunto entre Prefeitura, Sebrae e universidades”, afirmou.
A gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas também participou do encontro e lembrou que a instituição tem atuado para fortalecer a inovação e a competitividade dos pequenos negócios. “O Sebrae trabalha com inovação, empreendedorismo e políticas públicas. Em São Carlos, estamos fortalecendo esse tripé com programas como o Governo Fora da Caixa, que estimula prefeituras a contratarem soluções de startups locais, e o Empretec, que desenvolve o comportamento empreendedor, aprimorando o conhecimento e estimulando a prática para que as micro e pequenas empresas possam se diferenciar e se destacar”, explicou.
Já André Coutinho Nogueira, copresidente do Grupo EP, que promoveu o evento, enfatizou o papel da imprensa no estímulo ao debate público. “A missão do Agenda São Carlos é promover discussões relevantes sobre inovação e empreendedorismo. Fazer isso em um ambiente como o Onovolab, no coração de uma cidade reconhecida por sua vocação tecnológica, é motivo de orgulho para o Grupo EP”, disse.
O encontro, que reuniu cerca de 250 pessoas, contou com o apoio do Sebrae-SP e da Prefeitura Municipal de São Carlos. O encerramento, ficou a cargo do empreendedor Rick Chesther, que envolveu os participantes e os convidou a refletirem sobre atitudes e comportamentos que impulsionam a transformação.
