ASN SP Atualização
Compartilhe

Ginga Afrotech Hub tem 160 vagas para pessoas empreendedoras negras em São Paulo

Programa de aceleração é realizado pelo Sebrae-SP e executado pela Darwin Startups; inscrições vão até o dia 12
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

Com a proposta de conectar inovação, tecnologia e diversidade para fortalecer o ecossistema de startups lideradas por pessoas empreendedoras negras, o Sebrae-SP lançou a nova edição do programa de aceleração Ginga Afrotech Hub nesta terça-feira, 5 de agosto. São 160 vagas com inscrições gratuitas abertas até 12 de agosto no link. Em sua nova fase, o programa será executado pela Darwin Startups, uma das aceleradoras mais reconhecidas da América Latina.

O programa é realizado pelo Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP de apoio a startups e ambientes de inovação, e a nova edição foi apresentada durante o Evento de Ecossistemas da Rede Ginga.

Helmo Basso destacou números da atuação do Sebrae for Startups e do Ginga Afrotech Hub

O consultor do Sebrae-SP Helmo Basso destacou a importância das ações voltadas para startups lideradas por pessoas negras e os resultados conquistados ao longo dos anos. “Em 2022, das 600 startups atendidas dentro do Sebrae for Startups, apenas 1% tinha fundadores negros. Atualmente, das 3 mil startups, 25% têm fundadores negros. Esperamos que com o Ginga esse cenário amplie ainda mais”, comentou.

Dois programas do Ginga estão com inscrições abertas. O primeiro é o Ginga Ideias, voltado para pessoas que têm apenas uma ideia de negócio em tecnologia ainda no papel ou que desejam transformar seu negócio tradicional em uma startup. Serão três meses de programação com bootcamp de abertura, oficinas temáticas online, atividades práticas, mentorias individuais especializadas e grupo de troca com outros empreendedores. São 100 vagas disponíveis.

Já o Ginga Prototipa é destinado para quem já começou a testar, vender ou operar e quer estruturar e validar melhor o negócio. São 60 vagas e as ações vão durar três meses. Estão previstos encontros para conexão e treinamento de soft skills, capacitações em temas técnicos, mentorias individuais com profissionais do mercado e encontros de acompanhamento individual.

Encontro da Rede Ginga
O Evento de Ecossistemas da Rede Ginga teve como objetivo promover a troca entre pessoas empreendedoras, parceiros, investidores e instituições que atuam para abrir caminhos, gerar oportunidades e ampliar o impacto de negócios liderados por pessoas negras.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, participou do encontro e ressaltou a importância da realização do Ginga, de apoiar empreendedores negros, trabalhando inovação e diversidade. “Esperamos que iniciativas como essa sejam inspiradoras para outras políticas públicas e para outras ações do Sistema Sebrae. A expectativa é que o Ginga realmente consiga fazer a diferença para os empreendedores e que as histórias inspirem outras pessoas a buscarem o caminho da inovação, a empreender em parceria com o Sebrae e com o Ginga Afrotech Hub”, destacou.

O painel “Empreender com Ginga” fez parte da programação e contou com a mediação de Shai Aguiar, diretora criativa e fundadora da Mascavo Estúdio. “O Giga só e possível porque ele faz parte de uma comunidade. Aqui a gente se conhece, se reconhece. Vemos que é possível construir empresas sem abrir mão do que somos”, disse.

Tema do painel foi “Empreender com Ginga”

A mentora Maíra da Costa, fundadora da Arquitetando Negócios, destacou as oportunidades de parcerias que o Ginga proporciona e pode proporcionar. “O Ginga tem um ambiente muto interessante e fértil. Durante as mentorias, percebi que as pessoas estavam muito abertas para escutar e isso faz toda diferença”, relatou.

O fundador da Complete Magazine e ex-participante do Ginga, Caíque Nucci, contou que chegou no programa com uma ideia e não sabia como executar. “Eu descobri o que era modelo de negócio. Todas as trocas me auxiliaram no processo de construção do meu negócio”, afirmou.

“O Ginga foi pensado por pessoas pretas para pessoas pretas. É o diferencial. Existe um grau de identificação”, ressaltou Lucas Lima, diretor de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e atuou no Sebrae for Startups.

  • Ginga Afrotech Hub
  • Ginga Ideias
  • Ginga Prototipa
  • sebrae for startups
  • sebrae-sp