Gestores do Sebrae for Startups e gerentes do Sebrae-SP se reuniram nesta terça-feira, 11 de fevereiro, para o primeiro dia do encontro de capacitação do programa. No evento, com duração de três dias, a equipe tem a oportunidade de acompanhar um balanço das ações, trocar informações, se atualizar, compartilhar boas práticas e alinhar metas para 2025.
“Os três dias do encontro são de grande aprendizado. A inovação traz frescor para os pequenos negócios. Sempre existe algo que podemos acrescentar ao nosso repertório. Lidar com startups é desafiador e, justamente por isso, nos motiva. Devemos valorizar ideias, apostar nelas e apoiar para que sejam colocadas em prática”, disse o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.
“O encontro chega para integrar os novos gestores, fazer um balanço e ver o que foi feito na estruturação do programa. É um desafio imenso fortalecer o ecossistema de inovação. O processo das startups nesse sentido move o mundo para melhor, para solucionar problemas, gerar oportunidades e renda. O Sebrae tem o papel de ser um articulador disso e entregar o melhor para o nosso cliente e para a sociedade”, afirmou o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
O gerente da Unidade de Economia Criativa e Startups do Sebrae-SP (UECS), Guilherme Arradi, ressaltou o trabalho dos gestores e que o encontro também é um momento de comemoração. “Construímos os produtos colocando o empreendedor no centro, escutando o empreendedor. No ano passado, tivemos o feliz resultado de uma startup do nosso programa ficar em primeiro lugar no Prêmio Sebrae Startups e receber R$ 300 mil pela conquista. Também fomos eleitos pelo próprio ecossistema duas vezes a melhor aceleradora do Brasil, uma vez o melhor agente de fomento do Brasil e, no ano passado, fomos escolhidos a melhor iniciativa de educação empreendedora juntamente com o Sebrae Nacional. Só conseguimos construir essas conquistas com vocês (gestores).”
A startup de São Paulo DIO – Inteligência Odontológica venceu na categoria Saúde e Biomedicina do Prêmio Sebrae Startups 2024.
“A marca Sebrae não era tão associada a startups e nos últimos quatro anos conseguimos reverter isso e temos a oportunidade de gerar valor para as startups o Estado de São Paulo”, disse o coordenador da UECS Marcus Leite.
O Sebrae for Startups foi criado para fomentar o empreendedorismo inovador, impulsionar o crescimento desse tipo de empresa e facilitar a conexão com o ecossistema dessa área. A missão do programa é fazer do Estado de São Paulo o principal hub de inovação da América Latina, com infraestrutura de suporte, disponibilidade de capital financeiro e humano adequado à criação e crescimento de negócios com esse perfil.
Ele está dividido nas fases Spark, que é direcionada para a ideação, isto é, para quem quer criar uma startup mas não sabe como começar. A Start é da validação, o momento do teste, das primeiras vendas e investimentos. Por fim, vem a etapa Speed, quando ocorre a aceleração do crescimento.
No encontro foram divulgados números do programa: de 2022 a 2024, mais de 4 mil startups foram atendidas, em 365 municípios e mais de 20 mil pessoas foram impactadas. As empresas participantes registraram um aumento de 128% no faturamento.
A iniciativa valoriza a diversidade e tem um braço de ação voltado a pessoas negras, o Ginga.
Quem quiser conhecer mais a fundo o Sebrae for Startups pode acessar a página: https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/.