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9º Encontro Nacional de Ouvidorias discute plano de ação para novo Código de Ética

Evento foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro na sede do Sebrae em São Paulo
Por Redação
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O foco na comunicação e disseminação dos novos Código de Ética e regimento interno da Comissão de Ética do Sebrae será um dos desafios da instituição para o próximo ano. Essa é uma das conclusões do 9º Encontro Nacional de Ouvidorias do Sebrae, realizado nos dias 21 e 22 de setembro na sede do Sebrae em São Paulo. O encontro reuniu presencialmente representantes de 25 Unidades da Federação – além das outras que acompanharam a transmissão do evento em tempo real.

“Nosso desafio mais próximo é a divulgação desse novo arcabouço normativo não só para os funcionários, mas também para os agentes do ALI, os agentes do Sebrae Aqui, os terceirizados, enfim, toda a cadeia que se relaciona com o Sebrae”, disse a gerente da Ouvidoria do Sebrae-SP, Ediana Ustulin. Para ela, o encontro foi um momento de muito aprendizado e também uma oportunidade para reforçar a conscientização do papel do ouvidor entre os representantes de todo o País.

A gerente da Ouvidoria do Sebrae NA, Carla Rech, destacou a importância de o evento ter se iniciado com um debate sobre planejamento estratégico e as diretrizes do “Sebrae 2035”, encerrando-se com um plano de ação para disseminar o novo código, o que mostra a coerência da pauta do encontro. “A ouvidoria também existe para que o Sebrae execute sua missão. E isso acontece por meio da escuta ao cliente, que ajuda na melhoria dos processos. Com isso, a tendência natural é diminuir as reclamações”, afirmou.

O segundo dia do evento teve também uma palestra sobre assédio moral e sexual com a ouvidora Luciana Bertachini, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores de São Paulo, e também a apresentação de um case de boas práticas do Sebrae-ES.