O Sebrae-SP e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) conduzem projeto de ações com foco em economia criativa, através da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). A ação teve início com o treinamento “Faça o seu Projeto Cultural”, que orienta sobre a estruturação do projeto, os principais mecanismos de fomento e incentivo à cultura, como desenvolver um plano de captação de recursos e como fazer a gestão do projeto e prestar contas. Ele aconteceu de 26 a 30 de agosto, on-line, e contou com a participação de cerca de 40 agentes culturais do município de São José dos Campos.
As ações contam ainda com os seguintes projetos:
• Programa Organize, para inclusão produtiva, com foco em formação de preço, fluxo de caixa e marketing digital;
• Oficina Faça Suas Vendas Decolarem, para artistas aprovados pela Lei de Incentivo Fiscal (LIF), com técnicas e dicas para apresentar o projeto com assertividade para a captação de recursos (pitch);
• Encontro de Negócios, com a metodologia Sebrae, com o intuito de networking entre empresas que desejam conhecer projetos, bem como artistas que buscam mostrar seus projetos e recursos;
• Palestra sobre Desperte o Empreendedor dentro de Você, com exemplos de aplicação no dia a dia para o alcance das metas.
“Teremos ainda o Curso Empretec, com 60 horas de conteúdo, que acontecerá de 2 a 7 de dezembro, das 8 às 18 horas. O Empretec é um seminário intensivo, destinado a aumentar o potencial das pessoas para gerir melhor seus projetos. O participante aprende a identificar seu potencial, desenvolver suas características de comportamento empreendedor, descobrir novas oportunidades e melhorar resultados”, conta Fabiana Supino, analista de negócios do Sebrae-SP.
O Empretec utiliza Metodologia da ONU em mais de 40 países, com aplicação exclusiva do Sebrae no Brasil. “É uma imersão de seis dias com vivências na prática, considerado um dos melhores cursos de empreendedorismo do mundo. A seleção dos artistas e a inscrição acontece até o dia 25 de novembro”, conclui Fabiana.
Segundo Jenifer Botossi, coordenadora da Unidade de Economia Criativa do Sebrae-SP, “os recursos da PNAB representam uma oportunidade para alavancar vocações criativas nas cidades e, para aproveitar essa possibilidade, os agentes culturais precisam estar preparados para apresentar projetos estruturados e que sejam sustentáveis”.
Tom Freitas, presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, afirma que cultura é considerada elemento estratégico na nova economia, que se baseia na informação, na criatividade e no conhecimento. “Incluir gestores culturais na dimensão econômica da cultura, por meio destes cursos, é basilar. Tenho certeza de que o resultado impulsionará o setor cultural de São José dos Campos”.
Acessibilidade
O empreendedor e jornalista Luis Daniel, 39 anos, de São José dos Campos, anda de cadeira de rodas desde a infância e tem mais de 15 anos de experiência na produção de conteúdo em acessibilidade e pessoas com deficiência. Ele comenta sobre a oportunidade de participar do curso Faça Seu Projeto Cultural e poder contribuir com o tema da acessibilidade. “Estivemos no curso para entender como os proponentes elaboram projetos. Como especialista em acessibilidade em projetos culturais percebo que há muitas dúvidas ainda do que fazer, das diversas possibilidades e necessidades. Mas também noto que há muito interesse sobre o tema”, afirma.
Luis Daniel reforça ainda o mês de setembro por celebrar o Dia Nacional de Lutas dos Direitos das Pessoas com Deficiência (21). “Ter acessibilidade em projetos culturais é dar oportunidade a um público que por muito tempo não foi atendido. Desta forma, entendemos que já há o que comemorar, mas também há muito o que fazer ainda e estamos aqui para ajudar nessa tarefa”, conclui.
Informações e inscrições pelo link: https://linktr.ee/sebraefccr.