ASN SP
Compartilhe

1º AgroConexões do Sebrae-SP reúne mais de 120 pessoas

Novidades e desafios nos dois setores estiveram entre os temas discutidos por produtores rurais e empresários da cidade e região
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A primeira edição do AgroConexões reuniu mais de 120 pessoas, entre produtores rurais e empresários ligados ao turismo da região, no Restaurante Caminho da Roça, localizado na Serra da Paulista, na tarde desta quinta-feira (5). O evento inédito foi organizado pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em São João da Boa Vista em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE São João).

A ação também envolveu parceiros como o Sindicato Rural local, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Departamento Municipal de Turismo e a Associação Serras Vulcânicas.

Novidades e desafios do agronegócio e o turismo rural estiveram em debate durante o evento, que proporcionou troca de conhecimento e aprendizado entre os participantes. O encontro teve o intuito de promover o incremento local por meio da cooperação entre os dois segmentos estratégicos.

“O evento contou com a forte participação dos nossos parceiros. Juntos, estamos trabalhando para que haja um atendimento cada vez maior da nossa cadeia produtiva, de conexão e fomento ao produtor rural, aos setores do turismo, do comércio e da indústria. Temos a convicção de que o AgroConexões foi o primeiro de muitos encontros que virão para colaborar sempre com o fortalecimento do agronegócio”, ressaltou Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae-SP.

Especialistas nas duas áreas, painelistas sanjoanenses e convidados trouxeram suas experiências ao AgroConexões. A empresária Luciana Junqueira destacou sua visão internacional sobre como Portugal investiu na experiência turística completa dos visitantes e como os empreendimentos locais podem se aproveitar de iniciativas vindas de fora do Brasil.

Abordando a utilização do turismo como fonte geradora de renda, o turismólogo Sylvio Campos tratou da importância financeira que o investimento no setor traz para os empresários, além das experiências vividas pelos turistas.

Para concluir o ciclo de painéis sobre turismo, Rose Vasconcellos, titular do Departamento Municipal de Turismo, mediou o painel ‘São João da Boa Vista: uma terra que tem de tudo, para todos’, que contou com a participação de quatro empresários da Serra da Paulista para um bate-papo sobre seus empreendimentos ligados ao setor. Na oportunidade, também foram apresentados os objetivos da pasta, o Plano Diretor de Turismo, o Inventário Turístico e o Estudo de demanda Turística.

“O evento superou as expectativas, o que nos mostra que não só os novos empreendimentos turísticos recém-inaugurados na Serra da Paulista vêm despertando grande interesse neste setor, bem como a parceria com as questões do agronegócio. Conforme o próprio nome do evento diz, notamos muitas conexões entre profissionais de diferentes áreas, mas que se conectam e dependem umas das outras, a fim de potencializar os negócios de ambas as partes, num fortalecimento em conjunto entre o turismo e o agro”, comentou a diretora de Turismo.

O botânico e especialista em Meliponicultura Felipe Meireles trouxe o primeiro painel sobre o agronegócio e abordou a experiência no manejo sustentável de abelhas sem ferrão e na produção de méis especiais. Em seguida, o prefeito de Aguaí e presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável (CEMMIL), Alexandre Araújo, falou sobre o processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal/Regional (SIM), atividade conduzida pelo Consórcio. Na ocasião, Araújo apresentou os próximos passos como o registro na Defesa Agropecuária e as negociações com o Ministério da Agricultura.

Já o gestor de Agronegócio do Sebrae-SP Junio Correia mediou uma conversa sobre olericultura, café e leite, com representantes do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Secretaria Estadual de Agricultura/CATI e o Instituto de Economia Agrícola. Ao final dos painéis, os participantes assistiram a uma apresentação da Orquestra de Violas de São João da Boa Vista, concluindo o AgroConexões com um jantar.

“O evento mostrou a força do agronegócio e do turismo em nossa região. A troca de experiências e conhecimentos que tivemos com palestrantes renomados e o público presente foi fundamental para fortalecer ainda mais esses setores tão importantes para a nossa economia. A ACE São João, em parceria com o Sebrae-SP, Departamento de Turismo, Sindicato Rural e demais instituições, continua empenhada em promover ações que conectem produtores, empreendedores e especialistas, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento local”, finalizou Alex Pandini, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE São João).

-

  • agro
  • agroconexões
  • comportamento empreendedor
  • empreendedorismo