O Sebrae-SP e a Casa de Criadores realizaram em 30 de julho o encerramento do projeto Crie Moda Autoral Trans-Forma. O último dia do evento contou com a entrega de certificados para 16 pessoas transgênero e travestis participantes que concluíram o projeto, além de palestra do Sebrae-SP sobre empreendedorismo e um desfile para exposição das peças produzidas.
A capacitação recebeu tanto pessoas que já tem negócio como aquelas que desejam iniciar no mundo da moda. Farah Azevedo tem uma agência de modelos trans e foi em busca da capacitação para ampliar repertório e desenvolver networking. “Na minha agência já assino toda a direção criativa e produção dos ensaios. Aqui eu fiz muitos contatos e quero pôr em prática o que aprendi”, afirma.
“Eu sempre sonhei em ter essa oportunidade de concretizar as minhas ideias. Eu sou uma pessoa com TEA (transtorno do espectro autista) e roupas apertadas para mim é uma grande questão. Então busco produzir peças que, além de bonitas, sejam confortáveis. Para pessoas Trans é mais difícil se inserir no mercado de trabalho. Então eu prefiro buscar no empreendedorismo essa opção e poder vender minhas peças.”, afirma Pérola Hernandez, também concluinte do curso.
Após a confecção das peças, as pessoas participantes assistiram a palestra do analista de negócios Paulo Henrique de Oliveira sobre empreendedorismo para explicar os primeiros passos da formalização e a importância de ter um CNPJ ativo, além de falar sobre os pontos envolvidos em uma boa gestão de negócios.

Crie Moda Autoral Trans-Forma contou com quatro dias de capacitação
Os módulos do projeto Crie Moda Autoral Trans-forma aconteceram entre os dias 26 e 30 de julho, das 10h às 18h, na Galeria Prestes Maia (Vale do Anhangabaú). A iniciativa foi aberta a todas as pessoas transgênero, com ou sem formação e independentemente de terem ou não experiência em moda.
Para o Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o evento é muito importante para mostrar as oportunidades que o empreendedorismo oferece. “O Sebrae-SP está muito feliz de estar aqui hoje trazendo a moda autoral como uma agenda importante. Queremos mostrar que empreender com criatividade na moda é, sim, uma oportunidade. E esse evento especial com a Casa de Criadores para pessoas trans mostra que empreender é para todas as pessoas”.

Para André Hidalgo, Diretor Artístico da Casa de Criadores, a parceria com o Sebrae-SP reforça ainda mais o trabalho feito com este público. “A Casa de Criadores sempre olhou para esses corpos de pessoas trans, que normalmente não são contemplados em projetos como esse. Nosso trabalho tem evoluído tanto que hoje temos o Sebrae do nosso lado. Ter o Sebrae aqui significa muito porque é uma instituição que faz um trabalho sério nesse sentido e está olhando para esses corpos. É uma soma maravilhosa”.
