A maioria das empreendedoras, ou 54%, decidiu montar um negócio próprio para poder passar mais tempo com os filhos. Ao mesmo tempo, 47% delas consideram conciliar o trabalho e os cuidados com as crianças o maior desafio. Essas constatações são de um levantamento feito pelo Sebrae-SP para entender como a maternidade interfere na vida profissional da mulher e na forma de ver o empreendedorismo como opção de carreira.
Ter flexibilidade de horário (52%) e independência financeira (40%) foram outras duas motivações apontadas na pesquisa para elas empreenderem.
Para 46% das mães que empreendem, ter filhos influenciou a decisão de querer montar o próprio negócio.
“O empreendedorismo possibilita ter um controle maior sobre o tempo direcionado ao trabalho, o que na condição de funcionária de uma empresa a mulher não teria, já que estaria obrigada a cumprir uma jornada com horário fixo, na grande maioria dos casos”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP Carolina Fabris Ferreira. “Contudo, a conquista dessa autonomia não significa que ela estará livre das dificuldades de conciliar o comando de uma empresa com a dedicação ao filhos, uma vez que ambos são papéis muito exigentes; essa situação demanda uma busca constante pelo equilíbrio”, completa.
De acordo com o estudo, desenvolver a criatividade e inovação é o segundo maior desafio para as mães empreendedoras (37%), seguido por ter a compreensão das pessoas (34%).
Para 81% das participantes da pesquisa, ser mãe influenciou sua forma de agir como dona de um negócio.
Segundo 54% das mulheres que empreendiam antes de ter filho, a chegada da maternidade mudou o tempo para se dedicar ao negócio. Outras 34% disseram que ter filho exigiu flexibilidade para equilibrar trabalho e família, enquanto 33% afirmaram que tiveram que reorganizar as prioridades.
Na opinião das mães empreendedoras, o principal ponto para deixar o ambiente empresarial mais favorável a elas seria tornar acessível a concessão de crédito e financiamento (69%), capacitar e desenvolver a habilidade de gestão e desenvolver redes de contato para empreendedoras (54%).
Metodologia
A pesquisa “O empreendedor e a maternidade” foi feita no Estado de São Paulo por meio de 800 questionários, sendo 400 com empreendedoras que começaram a empreender antes de ter o primeiro filho e com 400 que passaram a empreender depois de se tornarem mães.
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