Para preparar as micro e pequenas empresas de São Carlos e região para 2024, o Sebrae-SP realizou no último mês de fevereiro o “Café Estratégico do Sebrae” pelo terceiro ano consecutivo, encontro entre gestores públicos, lideranças empresariais, entidades de classes, incubadoras de empresas, representantes de universidades, associações das regiões turísticas ARTEAC e Serra do Itaqueri, além de agentes de atendimento e inovação para apresentar os resultados de 2023 e as perspectivas para 2024. O evento aconteceu nas dependências do SEST SENAT de São Carlos.
O encontro deste ano teve como tema “Criando Conexões para um Futuro Sustentável”. Além da apresentação dos resultados e perspectivas futuras, tratou a promoção das conexões, trocas de boas experiências e a construção do planejamento participativo com foco no fortalecimento do empreendedorismo, na inclusão produtiva e na melhora do ambiente empreendedor.
Entre os resultados de 2023, alguns indicadores enfatizados foram o impacto das soluções do Sebrae-SP, como no programa Brasil Mais Produtivo. As empresas participantes atingiram um aumento médio de 46% em produtividade. Já nos projetos estruturados registraram um aumento médio de 10,4% no faturamento.
Os participantes puderam também entender as novas diretrizes do Sebrae para 2024, alinhadas com ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Foram enfatizadas soluções para o poder público, conexões corporativas com empresas de médio e grande porte, vocações econômicas como arranjos produtivos locais, além das indicações geográficas e turismo.
Para exemplificar alguns cases de sucesso, ao fundo da plenária ficaram expostas cinco mesas com produtos que representam as vocações econômicas e a atuação do Sebrae-SP junto às suas governanças e empresariado. O município de Descalvado, por exemplo, estava representado com artigos do setor petshop; o de Leme com produtos para casa & lar; Porto Ferreira, por sua vez, com cerâmica artística e decorativa; o de Santa Rita do Passa Quatro com seus doces caseiros; enquanto Torrinha com os cafés especiais.
Um dos momentos mais esperados foi a oportunidade de os parceiros dialogarem com a equipe do Sebrae-SP na construção de um planejamento participativo. Os 122 presentes foram divididos em sete grupos de trabalho conforme as governanças regionais. Os participantes trocaram boas práticas e identificaram eixos de interesse oferecidos na Ficha #SebraeEuQuero. Com isso, junto com a equipe do escritório regional, cada representante tomador de decisão pôde rascunhar o planejamento estratégico de desenvolvimento socioeconômico de seus municípios e firmar compromissos com as diretrizes do Sebrae-SP por meio da agenda traçada para 2024. Ao todo foram preenchidas 69 fichas, o que resultou em novas oportunidades de parcerias e resultados práticos para as micro e pequenas empresas da região.
“Esses foram apenas alguns dos resultados que tivemos no ano passado. Aproveitamos o momento para ‘passar a régua’ em 2023 e devolver para a sociedade os resultados que o Sebrae-SP ajudou a construir na região de São Carlos”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Sabino. “Essas fichas vão servir de base para novos projetos em prol do desenvolvimento econômico por meio do fortalecimento das micro e pequenas empresas de toda a região”, completa.
O evento contou com as presenças especiais do diretor da Fundação ParqTec de São Carlos e conselheiro do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Prof. Sylvio Rosa; do presidente do Conselho Fiscal do Sebrae-SP, Fábio Luis Bacchini, também representando a Associação de Contadores de São Carlos (ACOSC); da diretora da SESCON-SP Regional São Carlos, Maria Ogélia de Souza; do assessor da Diretoria Técnica do Sebrae-SP, João Vicente Ferreira Telles Guariba, também representando o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi; e do gerente da unidade SEST SENAT de São Carlos, André Nascimento.
Atuação do Sebrae-SP na região
O Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos é responsável pelo atendimento em 19 municípios da região: Analândia, Araras, Brotas, Cordeirópolis, Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Torrinha.
Os 19 municípios, juntos, possuem atualmente cerca de 130 mil micro e pequenas empresas, sendo mais de 90 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) de acordo com o Mapa de Empresas e o Portal do Empreendedor, do Governo Federal. O Sebrae-SP vai intensificar seus atendimentos e oferecer em 2024 capacitações técnicas e de gestão, além de projetos setoriais estruturados, cursos de formação empreendedora, de inovação com foco em produtividade e aumento de faturamento, capacitações de Indicação Geográfica, entre outros projetos.