O Sebrae-SP e a Prefeitura de Sorocaba firmaram, na tarde da última terça-feira (9), três novas parcerias para desenvolver cursos de qualificação profissional no município. A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, localizado no sexto andar do Paço Municipal.
Essas parcerias resultarão em diversas oportunidades de formação de pessoas de todas as idades que têm a vontade de empreender na cidade, gerando emprego e renda a todos. “Sorocaba investe constantemente na capacitação profissional de todos, inclusive, para quem deseja ingressar no ramo do empreendedorismo. São inúmeras oportunidades para se aprimorar nesta área tão importante para a cidade”, disse o prefeito de Sorocaba.
“Estamos muito felizes em contribuir com o trabalho do Sebrae-SP levando o empreendedorismo aos alunos da Rede Municipal de Ensino, bem como capacitando empresários a ampliarem suas ideias de novos negócios”, comenta o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
Assim, já a partir de fevereiro deste ano, as escolas municipais da cidade participarão do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. Serão beneficiados 34.239 alunos, do 1º ao 5º ano, além de o projeto incluir a formação dos professores, aulas de empreendedorismo para os alunos e o material didático.
“Com a iniciativa, os estudantes e seus familiares poderão entender o que é empreendedorismo e conhecer caminhos para conquistar seu próprio negócio. Ao final, será realizada uma Feira de Empreendedorismo entre as escolas e os alunos participantes, ocasião em que terão a oportunidade de colocar em prática, todo o aprendizado”, relata o secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa.
Outra parceria firmada diz respeito à formação pelo município de oito turmas no programa Empretec, uma metodologia implantada pelas Nações Unidas e desenvolvida, no Brasil, exclusivamente pelo Sebrae, que busca viabilizar a competitividade empresarial, por meio do aperfeiçoamento das características individuais do próprio empreendedor. O programa ofertará 240 vagas no total, em que serão desenvolvidos quatro projetos nos segmentos: estética e beleza; alimentos e bebidas; varejo da moda; e varejo da construção civil, contemplando 100 empresas.
“O segredo do sucesso profissional está na formação contínua e de qualidade, bem como na análise de mercado. Por isso, investimos constantemente na qualificação profissional em Sorocaba, por meio das escolas mais bem conceituadas da cidade e, com o Sebrae-SP, um parceiro do Poder Público, quando falamos em empreendedorismo no município”, ressalta o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini.
Na ocasião, também foi anunciada a instalação do “Sebrae Aqui” nas oito Casas do Cidadão de Sorocaba, sendo uma delas o Sebrae Aqui Mulher (na unidade do Pátio Cianê). “Com o ‘Sebrae Aqui’ teremos um portfólio de ações disponíveis nos bairros, permitindo o atendimento nas Casas do Cidadão. Isso fará com que programas municipais de incentivo e formação ao empreendedorismo cheguem mais perto da população sorocabana”, conclui o secretário interino da Fazenda (Sefaz), Doingles Moraes.