O Sebrae-SP recebeu ontem a abertura de mais uma rodada do Exporta Mais Brasil, um programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que tem como objetivo ampliar as exportações de produtos brasileiros de diferentes setores e regiões do Brasil. Em sua 8ª edição, o foco atual do Exporta Mais Brasil é o setor apícola.
Durante a semana, a convite da ApexBrasil, oito compradores internacionais vindos de Alemanha, China, Singapura e Suíça estarão em São Paulo, onde participam de reuniões de negócios com 25 empresas brasileiras do setor e visitam fazendas e cooperativas produtoras de mel, derivados e própolis. A agenda segue até o fim de semana de 27 a 29, com a realização da feira Brasil Honey Show, na cidade de Botucatu. O encontro é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae-SP e com a organização da própria feira.
O evento reuniu para um painel de Diálogos sobre exportação a presidente da Organização Brasileira das Mulheres Empresárias (OBME), Lilian Schiavo; a Presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Andresa Berretta; a fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes; e a fundadora da Soul Brasil, Letícia Feddersen; com a moderação da Coordenadora de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares.
Também participaram da abertura do Exporta Mais Brasil os deputados federais Carlos Zarattini, Jonas Donizete e Tabata Amaral, além do presidente da SP Negócios, Aloysio Nunes, do Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, do Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, e do Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
“A gente precisa mostrar cada vez mais para o pequeno empreendedor que o mercado brasileiro, embora gigantesco, não é o único mercado que ele pode acessar. Talvez seja essa grande mensagem para trazermos aqui e é isso que a SP Negócios tem feito na cidade e é isso que estamos construindo junto com a Apex e o Governo do Estado de São Paulo”, disse Hervey Costa, do Sebrae-SP, que ressaltou o papel da instituição para a capacitação dos pequenos produtores rurais.
Pesaro, da ApexBrasil, destacou que serão, no total, 13 rodadas do Exporta Mais Brasil até o final do ano, com variedade de segmentos atendidos e abrangendo todo o Brasil. Até o final do ano ainda haverá rodadas sobre café arábica, frutas, sabores da Amazônia, audiovisual e calçados. Além disso, ele chamou atenção para o painel de abertura do evento. “O fato de o diálogo ter sido entre mulheres não foi um mero acaso. No desenho do programa Exporta Mais Brasil ficou definido que teremos sempre um momento especial, um painel com lideranças empresariais femininas atuante no Estado que recebe a rodada em questão”, afirmou.
Já para o setor de mel, a semana de atividades pretende mostrar as possibilidades da exportação para aqueles produtores que atuam apenas no mercado interno. De acordo com Andresa Berretta, da Abemel, hoje as grandes empresas são responsáveis por 80% das exportações de mel e própolis do Brasil. Mas o foco de atuação deve ir além disso, segundo ela. O consumo de mel no Brasil é muito baixo – em 2022, foi de 42g per capita, enquanto nos EUA e na Alemanha esse volume é de mais de 800g per capita – e a presidente da Abemel aponta espaço para fortalecer o mercado consumidor interno. “Para que a gente atinja a cadeia toda e faça chegar o dinheiro lá para o apicultor, fortalecer as exportações e ampliar mercado é essencial para essa cadeia”, ressaltou.
-
Sobre a Brasil Honey Show
Além de atuar como parceiro na realização da feira Brasil Honey Show, o Sebrae-SP estará presente no evento com um estande para atendimentos, seminários e subsídio de 38 clientes como expositores. A Brasil Honey Show é um dos maiores eventos do setor Apis do Brasil, reunindo as áreas de apicultura, café, cacau, queijos trazendo os segmentos de máquinas e equipamentos, tecnologia e inovação, legislação e comércio nacional e internacional.
-
Serviço
Sexta-feira (27): 9h30 às 22h
Sábado (28): 10h às 22h
Domingo (29): 11h às 21h
Local: Shopping Park Botucatu, Av. Doutor José Amaro Faraldo, 1050 – Vila Real – Botucatu
-