O Sebrae-SP e a Prefeitura de Fartura firmaram uma parceria para promover ações de educação empreendedora no município. Os representantes do governo municipal e da instituição estiveram reunidos nesta sexta-feira, dia 28, para alinhar os detalhes da implantação dos programas. As ações vão envolver cerca de 960 alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano.
De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP Simone Carvalho Domingos, as ações de educação empreendedora buscam criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.
Além de Simone, também participaram da reunião a coordenadora de Educação, Dayane Teixeira Gabriel; a diretora pedagógica Tânia Cristina Oliveira; a supervisora de Educação Vanessa de Paula Nunes; e as agentes do Sebrae Aqui Juliana Rosolen e Isabel Gonçalves.
Programas
Em 2023, será realizada a aplicação dos “Objetos de Aprendizagem” para os professores, que serão os responsáveis em trabalhar as ações com os alunos. Estão incluídas atividades literárias, filmes e jogos com o objetivo de sensibilizar os jovens a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca do autoconhecimento para despertar competências e habilidades.
No ano seguinte será realizado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
São trabalhadas atividades específicas para cada ano, levando em consideração aspectos como a faixa etária dos alunos. No primeiro ano, as crianças trabalham o tema “Descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, cujo projeto empreendedor a ser desenvolvido pelos alunos tem como ideia central a percepção do mundo por meio dos cinco sentidos. Assim, serão promovidas ideias que favoreçam essa vivência, estimulando e cultivando hábitos saudáveis relacionados à valorização de hábitos simples.
No segundo ano, o tema é “Descobrindo alimentos e temperos naturais”. A partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha. “Brinquedos Ecológicos” é trabalhada no terceiro ano. A proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável.
No ano seguinte é a vez da “Produções culturais criativas” com a proposta de trabalhar atividades para a criação de itens culturais com as quais os alunos se identifiquem com a busca da valorização e ampliação do repertório cultural, assim como a valorização da cultura local.
No quinto ano, o tema “Sabores e Cores Regionais” trabalha o alimento como uma grande oportunidade de negócio. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando produtos naturais, e aprendem sobre clientes, concorrentes e produtos.
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